O Kibbeh ou Quibe (como seria a grafia em português) é um prato ordinário no médio oriente. Normalmente confeccionado com carne de borrego, menta picada, cebola e bulgur (um tipo de trigo), pode ser servido de inúmeras maneiras.
Ontem, procurando por receitas novas e rápidas para preparar para o meu almoço, deparei-me com uma versão vegetariana de Quibe de abóbora e quinoa e resolvi reinterpretá-la, como é do meu feitio.
No lugar da abóbora eu coloquei batata-doce e, em vez de quinoa branca, eu usei quinoa vermelha. Esta receita é bem prática e leva apenas uns 10 minutos a preparar, desde que, como eu, você tenha sempre quinoa cozinha no frigorífico. Facilita-nos muito a vida. Do contrário, será necessário despender mais uns 20 minutos, que é o tempo de cozedura da quinoa.
Para uma dose individual (se for fazer familiar, basta aumentar na proporção), eu usei os seguintes ingredientes:
1 batata-doce de polpa laranja (pequena);
4 colheres de sobremesa de quinoa vermelha cozida;
Paprika, sal, pimenta-preta, cominhos, e folhas de menta picada;
Parmesão de caju (opcional).
Como fazer:
Descasque a batata-doce, faça pequenos furos com o garfo, tempere com uma pitada de sal e leve ao microondas por 6 minutos. Em seguida, amasse-a com a ajuda de um garfo e misture com todos os outros ingrediente. Despeje a massa para uma forma, faça cortes na diagonal para decorar. Polvilhe o parmesão de caju e leve para gratinar durante 3 minutos em forno bem quente. Sirva acompanhado de salada.
Nota: a receita de quibe de abóbora, para quem quiser, está no canal da frufurta, no Youtube.
Comentários
Enviar um comentário