Avançar para o conteúdo principal

Lasanha de courgette

Foi uma longa e deliciosa conversa entre velhas amigas. Falámos de tudo um pouco. Claro, falámos de comida. O ponto alto, quando falámos de comida, talvez tenha sido o fato de haver tanta hipocrisia nesse mundo da indústria alimentícia.
É verdade que não é fácil ser vegetariana ou vegana, em tempos da comida enlatada e altamente processada muito mais barata que o alimento de verdade. Muito menos pagar mais caro por produtos biológicos. A vida é injusta. E não é diferente no meio culinário. 
Choca-me esta situção de injustiça, sim. Mas, não. Eu não vou deixar de fazer os meus bolos com farinha de amêndoa nem vou deixar de fazer os meus leites vegetais só porque pago mais caro por isto. 
Eu não quero salvar o mundo através da minha comida. Nem conseguiria. Mas a conversa serviu-me para que eu pudesse refletir um pouco mais sobre os ingredientes que uso e sobre a comida que ponho na mesa. 
E, sim, a comida pode ser sim saudável e democrática ao mesmo tempo. Cada um pode fazer ao seu gosto e da forma como achar melhor. 
Foi assim que eu idealizei esta lasanha deliciosa de courgette (abobrinha, para os brasileiros).
Todos os ingredientes escolhidos para esta lasanha podem ser alterados ou substituídos por outros. A versão original é uma versão vegana, mas não por ideologia. Utilizei carne de soja e também utilizei o molho de tofu. Mas nada impede que qualquer pessoa, ou mesma eu possa, em qualquer outro dia, trocar a carne de soja por carne picada de vaca ou de porco,  e acrescentar queijo mussarela. no lugar do tofu. É isto que faz desta lasanha de courgette um prato democrático. O que é de fato interessante neste prato é a combinação entre os ingredientes e a utilização courgette no lugar da massa de lasanha normal. Mesmo com relação ao molho de tomate existe uma salvaguarda: eu resolvi fazer um molho de raiz, como sempre faço, mas há quem prefira comprar um molho pronto e eu não recrimino. Nesta lasanha, as opções de cada um são respeitadas.

Ingredientes:
Uma courgette média;
Sumo de meio limão  (siciliano, no Brasil).
Sal;
Pimenta;
Tomilho.

Para o molho:
150 g de carne soja desidratada as pedaços ou 250g da carne de sua preferência.
2 cebolas grandes;
1 cebola pequena;
2 colheres de sopa de azeite;
1 dente de alho;
1 kg tomates maduros;
1/2 pimento vermelho;
1 colher de sobremesa de sal com alho ( ou só seu gosto )
1 colher de sobremesa de açúcar;
1 colher de sopa de orégãos;
Sal e pimenta preta q.b

Molho de Tofu:
200g de tofu (eu utilizei o firme);
2 colheres de sopa de azeite;
Sal q.b.
Salsa piadinha;
1 colher de sopa de polvilho azedo.

Como fazer:
Vamos começar pelo mais demorado: o molho de tomate. Se você optou por fazer o molho em em casa vai precisar de bastante tempo para o preparar. Nunca demoro menos de uma hora para fazer o molho. 
A primeira coisa a fazer é lavar bem os tomates, picá-los e reservar. (Uso pele e sementes porque depois será tudo triturado). De seguida, pique e refogue as duas cebolas grandes, com uma colher de sal com alho. Acrescente o pimento vermelho cortado e continue a refogar. Junte os orégãos. Acrescente o tomate e continue a mexer. Deixe o molho ferver por, pelo menos, uma hora. Se não quiser uma molho rústico, triture tudo no liquidificador.
Enquanto molho estiver a fazer refogue a carne picada, ou a soja picada se estiver a usar, como fio de azeite, cebola, alho, sal e pimenta a gosto. Lembre-se de que a soja deve ficar de molho antes de ser revogada. Junte o molho à carne refogada, cozinhe por mais 5 minutos e reserve.
Se você não é, como eu uma multitask no fogão, deve agora preparar o molho de tofu. Coloque o tofu em pedaços, o azeite, a salsa, o sal e um bocadinho de água para bater no liquidificador. Se achar que a consistência está muito rígida, acrescente mais um bocado de água. Despeje para uma panela e acrescente o polvilho azedo. Mexa até formar uma pasta e reserve.
Corte a courgette em lâminas bem finas, com a ajuda de uma mandoline.  Tempere-as com o sumo de limão, sal, pimenta e o tomilho.
Numa forma refratária, alterne camadas de molho de tofu, molho de tomate e courgette, começando pelo molho de tomate. Troque o molho de tofu por fatias de queijo ou mesmo por um molho bechamel se for de sua vontade. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus celsius, durante 45 minutos. Viu só! É ou não é uma lasanha democrática? Bom apetite.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Creme de ervilha e couve-flor

Numa segunda-feira normal eu nunca faria sopa ou qualquer outro caldo quente ao almoço. Almoço sempre sozinha, por isso, as minhas refeições ao almoço costumam ser rápidas. Adoro legumes e hortaliças, mas prefiro-os crus (e, desde que comprei um espiralizador, ando a espiralizar tudo o que encontro rs). Quanto à sopa, tenho a noção, talvez errada, de que demora imenso tempo a preparar, mesmo quando posso contar com uma robô de cozinha que quase a faz por mim.  Mas hoje foi um dia especial: segunda-feira de Páscoa. E o que isto tem a ver com a sopa? Diretamente, nada.  Na verdade, a segunda-feira de Páscoa, para mim, ainda soa um bocado estranho. Não duvido que seja porque em algumas aldeias, cá em Portugal, ainda seja preciso esperar pelo compasso às segundas. Embora tenha a noção de que, desde que cá vim morar, há mais de 10 anos, esta tradição tenha vindo a diminuir.  De qualquer forma, com ou sem compasso, na segunda-feira após a Páscoa ainda não há aulas. E os miúdos ficam ond

Pãozinho de batata-doce e chia

Prometido é devido. Quando postei a receita das trufas de chocolate, feitas com as sobras de batata-doce, eu disse que postaria a receita do pãozinho deste tubérculo que eu adoro. Infelizmente, daquela fornada de pão, não sobrou nenhum para contar a história. Então tive de repetir a receita para cumprir a minha promessa. Confesso que não foi sacrifício nenhum. Na verdade, este pãozinho é uma versão da receita da Gabriela Pugliese. Outra receita, também  muito semelhante, já foi publicada na revista CasaVougue. Este pão tem uma textura muito semelhante ao do pão-de-queijo brasileiro, mas com bem menos gordura, pois não leva queijo parmesão. Também é um pãozinho bastante versátil para quem tem problemas com a lactose ou  com o gluten. Ideal para os veganos, pois também não leva ovos. Para 12 pães, de 50 g cada um, são precisos: 350 g de batata-doce (abóbora ou inhame) desfeitos em puré; 130 g de polvilho doce; 70 g de polvilho azedo; 55 g de azeite de oliva; 20 g de sem

Quibe de batata-doce e quinoa

O Kibbeh ou Quibe (como seria a grafia em português) é um prato ordinário no médio oriente. Normalmente confeccionado com carne de borrego, menta picada, cebola e bulgur (um tipo de trigo), pode ser servido de inúmeras maneiras. Ontem, procurando por receitas novas e rápidas para preparar para o meu almoço, deparei-me com uma versão vegetariana de Quibe de abóbora e quinoa e resolvi reinterpretá-la, como é do meu feitio.  No lugar da abóbora eu coloquei batata-doce e, em vez de quinoa branca, eu usei quinoa vermelha. Esta receita é bem prática e leva apenas uns 10 minutos a preparar, desde que, como eu, você tenha sempre quinoa cozinha no frigorífico. Facilita-nos muito a vida. Do contrário, será necessário despender mais uns 20 minutos, que é o tempo de cozedura da quinoa. Para uma dose individual (se for fazer familiar, basta aumentar na proporção), eu usei os seguintes ingredientes: 1 batata-doce de polpa laranja (pequena); 4 colheres de sobremesa de quinoa vermelha cozida;