Abóbora e coco são destas delícias da natureza que parecem ter sido feitas uma para a outra. Casam lindamente tanto em pratos doces como em salgados. O doce de abóbora com coco é um dos meus preferidos, quando estou no Brasil. Um dia destes prometo que conto a história deste casamento entre a abóbora e o coco aqui no blog.
Por agora, como prato salgado, esta sopa cremosa de abóbora com lentilhas vermelhas vem exatamente celebrar esta união divina. Mais uma vez, vou apostar num prato democrático, no sentido de que esta sopa pode ser feitas de várias maneiras. Quem for curioso vai encontrar milhares de receitas diferentes pela Internet.
Eu fiz a mais simples e menos condimentada o possível. Mas gosto muito da influência tailandesa, por exemplo, que a deixa um pouco mais quente (picante). Já o uso de temperos muito comuns na Índia, como o curry, podem deixar esta sopa ainda mais vibrante.
Mais do que isto! Ela também é democrática porque evita desperdícios. As cascas da abóbora, por exemplo, que seriam postas no lixo, podem ser transformadas num delicioso húmus. As sementes, quando assadas, também viram aperitivo.
Para além dos três ingredientes principais (a abóbora, a lentilha e o leite de coco) eu usei quase nada de condimentos: apenas o sal, a pimenta-preta e a cúrcuma.
Apesar de simples, esta sopa demanda uma pouco mais de paciência, porque a abóbora precisa de ir ao forno, antes de se juntar aos demais ingredientes. À parte isto, é puro deleite.
Ingredientes:
1 cebola média;
1 dente de alho;
1 cenoura média ralada;
1 colher de chá de sal;
1 pitada de pimenta-preta (moída na hora, de preferência);
1 colher de sopa de cúrcuma (opcional);
500 ml de água;
400 g de polpa de abóbora assada;
1/2 copo de lentilhas vermelhas;
100 ml de leite de coco;
Tomilho q.b.;
40 ml de azeite.
Como fazer:
Comece por tirar as sementes da abóbora. Corte-a no sentido do gomos e tempere com um pouco de azeite, tomilho, sal e pimenta. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC, durante 30-45 minutos. Ou até ver que ela já está mole.
Entretanto, refogue a cebola, o alho, a cenoura ralada no azeite, por cerca de 5 minutos. Junte a água a lentilha deixe-as ferver outros 10 minutos. Reserve.
As lentilhas vermelhas cozem muito rápido. Mas o melhor é sempre verificar se elas ficaram bem cozidas, para evitar surpresas desagradáveis.
Quando a abóbora estiver pronta, retire a casca e junte tudo na liquidificadora, acrescente o leite de coco e a cúrcuma (se estiver a usar) e bata até obter um creme. Simples e deliciosa. Serve 4 porções.
Nota: Para obter os 400 g de polpa de abóbora, será preciso de 550 g a 600 g de abóbora.
Nota: Para obter os 400 g de polpa de abóbora, será preciso de 550 g a 600 g de abóbora.
Comentários
Enviar um comentário