Eu sei que as minhas receitas nem sempre são para todos. Muitas vezes uso ingredientes fora do comum ou que não fazem parte da lista de compra da maioria das pessoas.
Mas, desta vez, não há desculpas para não fazer estes cupcakes de chocolate super saudáveis e, como eu costumo dizer, democráticos!
Sim, é para toda a gente, incluindo aquelas pessoas que são intolerantes ao leite ou ao gluten. A receita também abrange os veganos, uma vez que também não utilizo nenhuma proteína animal nesta receita.
Sim, é para toda a gente, incluindo aquelas pessoas que são intolerantes ao leite ou ao gluten. A receita também abrange os veganos, uma vez que também não utilizo nenhuma proteína animal nesta receita.
Apesar de utilizar ingredientes mais básicos, a receita é uma pouco mais trabalhosa que os bolos de chocolate ditos "comuns", pois contém um ingrediente pouco usual nos bolos de chocolate: sumo de beterraba.
Explico-me: a ideia inicial era fazer red velvet cupcakes, mas sem corante alimentar nem farinha branca. A massa, no início, até estava linda e vermelha, até começar a assar. Quando eu tirei os bolinhos do forno, logo me apercebi que tinha falhado na minha tentativa de colorir naturalmente os cupcakes.
Sim, antes de eu me meter a fazer experiências culinárias deste tipo eu deveria ler mais sobre fixadores de cor alimentar ou coisas do género. E este será o próximo passo, prometo. Mas enquanto isto, vou deixar ficar a receita dos cupcakes que, apesar da cor acastanhada, ficaram macios, aveludados e muito saborosos.
Ingredientes:
1 1/2 copo de farinha de aveia;
1 colher de sopa de fermento para bolos;
1/2 copo de azeite;
3/4 de copo de açúcar mascavado (coloque mais 1/4, se preferir mais doce);
1 beterraba média cortada em pedaços;
1 copo de água;
1 colher de sopa de vinagre de maçã;
1 colher de sopa de sumo de limão (siciliano, para os brasileiros. Pode usar o limão normal).
Como fazer:
Aqueça a beterraba em pedaços, durante 5 minutos, no microondas.
Entretanto, num recipiente junte todos os ingredientes secos, com exceção do açúcar e reserve.
Bata a beterraba com um copo de água e coe o líquido para um recipiente. Acrescente ao sumo da beterraba, uma colher de vinagre de maçã e uma colher de sumo de limão (estes ácidos vão deixar o bolo bem fofo e com a textura aveludada).
Em seguida, acrescente o azeite e o açúcar e bata com um fouet.
Junte a mistura líquida aos ingredientes secos e envolva-os gentilmente.
Distribua a massa por formas próprias e leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC, por 20 minutos. Para que eles não ficassem tão pesados, eu optei por não colocar cobertura, mas acredito que eles ficariam ótimos com um creme de avelãs caseiro, por exemplo. Ideal para colocar no lanche dos miúdos.
Nota: o meu copo tem 250 ml. ;)
Comentários
Enviar um comentário