Depois de alguns dias de sol intenso, a chuva regressou. Cinzento, o dia hoje amanheceu perfeito para um café da tarde na conversa, com uma boa chávena de café e, claro, um bolo cremoso e generoso no açúcar, daqueles de avó.
Ontem, assistindo a um programa de culinária pela televisão, uma das receitas me fez crescer água na boca: bolo de aipim e coco. Como há algum tempo que o coco fresco ou seco aparece com regularidade na minha lista de compras, eu só precisava do aipim (mandioca) para a receita ideal.
Fui a primeira vez que eu fiz um bolo de aipim (até eu tô pasma!). Segui o passo-a-passo da receita, apesar de ter cortado pela metade nas quantidades.
Para fazer este bolo eu precisei de:
500 g de aipim (mandioca);
75 g de coco ralado;
50 g de manteiga;
1 e 1/2 chávena de açúcar;
2 ovos médios;
100 ml de leite de coco;
1/2 chávena de leite;
1 pitada de sal.
1. Desfiz a mandioca na liquidificadora;
2. Adicionei os ovos, o leite, o leite de coco e a manteiga;
3. Bati por um minuto;
4.Acrescentei todos os ingredientes secos restantes e voltei a bater;
5. Despejei a massa numa forma untada;
6. Assei em forno pré-aquecido a 200º C por cerca de uma hora.
Se eu gostei do resultado? Bem, na verdade eu esperava uma bolo cremoso e o que obtive foi uma bolo "gelatinoso", que se deve, penso eu, à goma da mandioca. Ganhei no sabor, mas acho que tenho de melhorar em alguns aspectos. Primeiro ponto a melhorar: não desfazer demais a mandioca. Talvez ralar e não triturar na liquidificadora. Segundo ponto: bater em velocidade mais baixa.
E, só porque ficou mais ou menos bom, eu já devorei três fatias. Duas antes da minha amiga chegar e outra para a acompanhar no café, enquanto trocávamos algumas ideias.
NOTA: este bolo sabe muito melhor frio e ainda melhor no dia seguinte.
Comentários
Enviar um comentário