Quando fui às compras no início desta semana, trouxe para casa um pacote com um quilo de bifes de peru. Para uma família com três pessoas, sendo uma delas uma criança, a porção é enorme.
Quando acontece de comprar carne a mais, porque o preço compensa, tenho de partir em busca de receitas que façam a mesma carne parecer diferente e apetitosa, cada vez que a ponho na mesa.
Depois do rolo de peru, dos bifinhos grelhados, resolvi cortá-los em tiras para compor o molho da minha polenta com queijo.
O preparo da polenta não tinha segredo. Bastava seguir as instruções do fabricante. Mas hoje dei por mim mais ousada e, no lugar de cozer 250 g de polenta num litro de água, substituí 100 ml de água pela mesma quantidade de sumo de laranja. Transferi a polenta para um refratário e, ainda quente, sobrepus pequenos pedaços de queijo. Só porque ando tentando evitar as gordices. Do contrário, caprichava no queijo.
O molho vermelho é já uma outra história. Cada pessoa tem uma receita diferente para preparar um molho rápido de tomate.
Eu preparei o meu molho com uma cebola inteira picada, dois dentes de alho (picados), 40 g de azeite. Refoguei tudo, durante 4 minutos. Em seguida, meti 150 g de chouriço vermelho fatiado, 300 g de tirinhas de peru e refoguei por mais 5 minutos. Acrescentei uma lata de tomate pelado picado e deixei a ferver por mais 15 minutos, em fogo baixo. Temperei tudo com sal e pimenta. Antes de servir, cobri a polenta com o molho vermelho e meti no forno, a 180º C, por mais 15 minutos. Ai que bem que me soube.
Comentários
Enviar um comentário