Outro dia, uma amiga ofereceu-me um delicioso bolo de mel de cana-de-açúcar, tradicional da ilha da Madeira. O bolo era tão gostoso quanto inspirador. E foi a partir desta prenda deliciosa que eu desenvolvi a minha receita de cupcake de chocolate, sem lactose. Estes cupcakes também são uma opção de sobremesa vegana, uma vez que também não levam ovos e nenhuma proteína animal.
Para fazer os meus queques eu usei:
80 g de ameixa preta seca, desfeita em puré;
1 banana bem madura esmagada;
1/3 de copo de azeite;
1 colher de sopa de linhaça dourada;
100 g de açúcar mascavado (escuro);
1 chávena de farinha de trigo;
2 colheres de sopa de cacau em pó cru*;
1 colher de fermento em pó (Royal).
Hidratei, de um dia para o outro, cerca de dez ameixas pretas secas, num copo com água. Deitei fora a água excedente e desfiz as ameixas hidratadas em puré. Numa batedeira, juntei o puré, a banana esmagada e o azeite e bati durante uns dois minutos. De seguida, juntei a linhaça dourada dissolvida em duas colheres de sopa de água. Bati novamente.
Separadamente, juntei a farinha, o fermento e o cacau em pó. Adicionei este preparado seco aos ingredientes húmidos e tornei a bater até obter uma massa homogénea. Distribuí por formas de cupcake e assei, em forno previamente aquecido, a 200º C, por 15 minutos. Rendeu 12 porções.
Como eu sou gulosa, cobri com manteiga de xarope de ácer. Mas o cupcakes são também ótimos sem a cobertura. Vou congelar alguns, para quando apertar a vontade de comer um bolo bem "chocolatudo" (adoro esta expressão da Dani Noce), sem culpa.
*Pode-se usar chocolate em pó normal.
Comentários
Enviar um comentário