Avançar para o conteúdo principal

Arroz ao forno "low-carb" e bechamel de aveia


Eu nunca esperei escrever uma receita, de minha autoria, que tivesse a palavra "low-carb" no título. Mas o uso desta expressão tem sido mais comum do que o previsto. Não pensem vocês que os carboidratos incomodam-me. Não. Os carboidratos estão sempre muito presentes na minha dieta.
Mas, para aqueles dias em que a gente abusa, pode sempre balancear com uma receita como esta que eu preparei para o jantar de hoje.
Na verdade, esta é mais uma daquelas receitas para enganar o cérebro. Porque o arroz de forno para ser baixo em hidratos de carbono não pode ser realmente arroz. Certo? Sim, trata-se de couve-flor. Isto mesmo, couve-flor transformada em arroz.
Cada 100 g de couve-flor tem apenas 5 g de carboidratos e apenas 25 calorias. Já o arroz branco cozido possui 28 g de carboidrato e 130 calorias pelas mesmas 100 g de alimento.
Eu já postei uma receita de arroz feito com couve-flor, mas desta vez o método é ligeiramente diferente do primeiro.
E não é só o arroz que é especial nesta receita: o molho bechamel também. Ele foi feito com flocos de aveia. Antes de torcer o nariz, eu aconselho vivamente que a faça em casa.
Excepto pela cor, ninguém diz que se trata de aveia depois de pronto o molho. A aveia leva vantagens sobre o trigo e também sobre o amido milho quando o assunto é nutrientes. Para além disto, a sua digestão é bem mais lenta que a da farinha de trigo branca, o que prolonga a sensação de saciedade.
O único problema que eu não consegui resolver nesta receita, para deixá-la perfeita foi a utilização de queijo, embora eu tenha testado uma versão vegana que também vou deixar ficar como sugestão aqui no blog.
Eu, sinceramente, não percebo porque me alongo com tantas explicações, quando sei perfeitamente que o que interessa é a receita. Na maior parte das vezes, eu mesma pulo a longa introdução dos blogs que sigo. 
Assim, para fazer este arroz ao forno low-carb, precisamos dos seguintes ingredientes:

Para o arroz:
500 g de couve-flor;
1 cebola média;
2 colheres de azeite
1/2 colher de café de cominhos moídos;
1 pitada de pimenta-preta moída na hora;
1 pitada de sal (eu uso meia colher de chá, mas fica a critério de cada um);
8 fatias de queijo mozzarela (para as camadas),

Para o bechamel:
30 g de flocos de aveia;
250 ml de água;
1 pitada de sal:
1 pitada de pimenta-preta moída na hora;
1/2 colher de café de noz-moscada.
40 g de manteiga de soja;
1/4 de cebola picada.

Complementos:
1 ovo grande;
50 g de queijo ralado grosseiramente (eu usei cheddar e mozzarela);


Como fazer:
1) Num processador de alimentos, pique a couve-flor até que ela ganhe a textura de arroz;
2) Enquanto isto, num tacho, aqueça o azeite e deite a cebola. Cozinhe até dourar.
3) Deite  a couve-flor para o tacho e tempere com o sal, a pimenta e os cominhos.
4) Mexa todos os ingredientes e tape a panela e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo, de vez em quando, para não queimar no fundo.
5) Entretanto, faça o bechamel.
6) Refogue 1/4 de cebola com 40 g de manteiga de soja.
7) Acrescente 30 g de aveia e a água. Deixe engrossar, como se fosse uma papa de aveia. Triture tudo no liquidificador até ficar homogéneo. O bechamel está pronto.
8) Numa tigela à parte, bata o ovo, tempere, e junte os queijos. De seguida, coloque a papa de aveia, aos poucos, para não cozer completamente o ovo.
9) Numa forma própria para forno, alterne camadas de queijo, couve-flor e o molho. 
10) Leve ao forno aquecido a 200º C, durante 40 minutos.
11) Já que não utilizou arroz, até pode usar um pouquinho de pão ralado, temperado com salsa, alho e azeite, por cima do arroz e levar para gratinar. Se preferir também pode utilizar o parmesão de nozes.
Estas quantidades rendem duas porções bem generosas.

Sugestão (versão Vegana):

Na versão vegana, não usamos os queijos. Substitua o queijo e os ovos adicionados ao bechamel por abóbora cozida e desfiada. Para aumentar o valor proteico faça uma cama com espinafres no fundo da forma untada com azeite, antes de alternar as camadas.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Creme de ervilha e couve-flor

Numa segunda-feira normal eu nunca faria sopa ou qualquer outro caldo quente ao almoço. Almoço sempre sozinha, por isso, as minhas refeições ao almoço costumam ser rápidas. Adoro legumes e hortaliças, mas prefiro-os crus (e, desde que comprei um espiralizador, ando a espiralizar tudo o que encontro rs). Quanto à sopa, tenho a noção, talvez errada, de que demora imenso tempo a preparar, mesmo quando posso contar com uma robô de cozinha que quase a faz por mim.  Mas hoje foi um dia especial: segunda-feira de Páscoa. E o que isto tem a ver com a sopa? Diretamente, nada.  Na verdade, a segunda-feira de Páscoa, para mim, ainda soa um bocado estranho. Não duvido que seja porque em algumas aldeias, cá em Portugal, ainda seja preciso esperar pelo compasso às segundas. Embora tenha a noção de que, desde que cá vim morar, há mais de 10 anos, esta tradição tenha vindo a diminuir.  De qualquer forma, com ou sem compasso, na segunda-feira após a Páscoa ainda não há aulas. E os miúdos ficam ond

Pãozinho de batata-doce e chia

Prometido é devido. Quando postei a receita das trufas de chocolate, feitas com as sobras de batata-doce, eu disse que postaria a receita do pãozinho deste tubérculo que eu adoro. Infelizmente, daquela fornada de pão, não sobrou nenhum para contar a história. Então tive de repetir a receita para cumprir a minha promessa. Confesso que não foi sacrifício nenhum. Na verdade, este pãozinho é uma versão da receita da Gabriela Pugliese. Outra receita, também  muito semelhante, já foi publicada na revista CasaVougue. Este pão tem uma textura muito semelhante ao do pão-de-queijo brasileiro, mas com bem menos gordura, pois não leva queijo parmesão. Também é um pãozinho bastante versátil para quem tem problemas com a lactose ou  com o gluten. Ideal para os veganos, pois também não leva ovos. Para 12 pães, de 50 g cada um, são precisos: 350 g de batata-doce (abóbora ou inhame) desfeitos em puré; 130 g de polvilho doce; 70 g de polvilho azedo; 55 g de azeite de oliva; 20 g de sem

Quibe de batata-doce e quinoa

O Kibbeh ou Quibe (como seria a grafia em português) é um prato ordinário no médio oriente. Normalmente confeccionado com carne de borrego, menta picada, cebola e bulgur (um tipo de trigo), pode ser servido de inúmeras maneiras. Ontem, procurando por receitas novas e rápidas para preparar para o meu almoço, deparei-me com uma versão vegetariana de Quibe de abóbora e quinoa e resolvi reinterpretá-la, como é do meu feitio.  No lugar da abóbora eu coloquei batata-doce e, em vez de quinoa branca, eu usei quinoa vermelha. Esta receita é bem prática e leva apenas uns 10 minutos a preparar, desde que, como eu, você tenha sempre quinoa cozinha no frigorífico. Facilita-nos muito a vida. Do contrário, será necessário despender mais uns 20 minutos, que é o tempo de cozedura da quinoa. Para uma dose individual (se for fazer familiar, basta aumentar na proporção), eu usei os seguintes ingredientes: 1 batata-doce de polpa laranja (pequena); 4 colheres de sobremesa de quinoa vermelha cozida;