Avançar para o conteúdo principal

Hummus de abóbora

Sabe aquela abóbora assustadora que enfeitou a mesa no Halloween (porque já que é para celebrar alguma coisa, que seja em condições)? Então, virou uma maravilha de hummus, para comer sozinho ou com acompanhamentos, seja com palitos de legumes, crackers ou tostas...Enfim, o que interessa é evitar o desperdício.
O processo é exatamente o mesmo que  a gente utiliza para o Hummus express normal. Cozemos o grão-de-bico e, neste caso, a abóbora também, e depois desfazemos em puré, com os temperos necessários para aromatizar e, claro, tahini. Aliás esta pasta de sésamo/gergelim, tornou-se na minha perdição.
Para além de deixar um travo semi-amargo, que ajuda a balancear todos os outros sabores, o tahini tem um alto potencial nutritivo.
O tahini é muito utilizado em países do médio-oriente, mas também está presente em pratos gregos, macedónios, cipriotas.
Esta deliciosa fonte de proteína vegetal, rica em cálcio e vitaminas do complexo B, apresenta sabores variados, conforme a sua origem. Basicamente o que os difere é o fato de serem triturados com ou sem a casca que os envolve.
O tahini da Macedónia, por exemplo, que o que eu tenho usado, é um nada mais doce que outros, porque é feito apenas da semente do sésamo, sem a casca. E não é no hummus que o tahini vai bem! Sabe lindamente como molho para carnes e saladas e é preciso e protagonista de um doce que eu adoro: halva.
Mas, de volta ao hummus de abóbora. A receita é uma adaptação ao hummus original, como vão perceber, mas também é fruto de uma pequena e "decisiva" alteração de uma receita que vi outro dia, num site australiano. Só para matar a curiosidade dos leitores eu conto: troquei a batata-doce pela abóbora. Pronto! Agora não têm uma, mas duas receitas! Quando quiserem, basta substituir uma pela outra.
Assim, quem quiser provar deste creme aveludo de abóbora e grãos-de-bico vai precisar de:
150 g de abóbora assada e desfeita em puré;
200 g de grãos-de-bico cozido e escorrido (pode ser comprado pronto);
2 colheres de sopa de tahini;
1 dente de alho pequeno;
2 colheres de sopa de sumo de limão;
1 colher de café de cominhos;
1 colher de café de noz moscada;
1 pitada de sal;
1 pitada de pimenta do reino (moída na hora)
2 colheres de sopa de azeite (e mais um pouco para regar)
Sementes de abóbora (para decorar)

Depois, claro, não há segredo. Basta juntar todos os ingredientes num processador e triturar até obter uma pasta lisa e aveludada. Eu assei a abóbora em pedaços, temperada com azeite, sal, pimenta e tomilho. Parte do assado aproveitei para uma sopa (qualquer dia posto a receita) e o que sobrou, usei para fazer o hummus.
Se for cozer o grão-de-bico em casa, lembre-se de colocar de molho pelo menos 12 horas antes, em água com uma pitada de bicarbonato de sódio. Eu usei o pronto para evitar mais trabalho. Num dia de correria, é o possível. Mas prefiro cozinhar os grãos em casa.
Regue o hummus com mais azeite, decore com as sementes de abóbora e sirva como quiser. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Creme de ervilha e couve-flor

Numa segunda-feira normal eu nunca faria sopa ou qualquer outro caldo quente ao almoço. Almoço sempre sozinha, por isso, as minhas refeições ao almoço costumam ser rápidas. Adoro legumes e hortaliças, mas prefiro-os crus (e, desde que comprei um espiralizador, ando a espiralizar tudo o que encontro rs). Quanto à sopa, tenho a noção, talvez errada, de que demora imenso tempo a preparar, mesmo quando posso contar com uma robô de cozinha que quase a faz por mim.  Mas hoje foi um dia especial: segunda-feira de Páscoa. E o que isto tem a ver com a sopa? Diretamente, nada.  Na verdade, a segunda-feira de Páscoa, para mim, ainda soa um bocado estranho. Não duvido que seja porque em algumas aldeias, cá em Portugal, ainda seja preciso esperar pelo compasso às segundas. Embora tenha a noção de que, desde que cá vim morar, há mais de 10 anos, esta tradição tenha vindo a diminuir.  De qualquer forma, com ou sem compasso, na segunda-feira após a Páscoa ainda não há aulas. E os miúdos ficam ond

Pãozinho de batata-doce e chia

Prometido é devido. Quando postei a receita das trufas de chocolate, feitas com as sobras de batata-doce, eu disse que postaria a receita do pãozinho deste tubérculo que eu adoro. Infelizmente, daquela fornada de pão, não sobrou nenhum para contar a história. Então tive de repetir a receita para cumprir a minha promessa. Confesso que não foi sacrifício nenhum. Na verdade, este pãozinho é uma versão da receita da Gabriela Pugliese. Outra receita, também  muito semelhante, já foi publicada na revista CasaVougue. Este pão tem uma textura muito semelhante ao do pão-de-queijo brasileiro, mas com bem menos gordura, pois não leva queijo parmesão. Também é um pãozinho bastante versátil para quem tem problemas com a lactose ou  com o gluten. Ideal para os veganos, pois também não leva ovos. Para 12 pães, de 50 g cada um, são precisos: 350 g de batata-doce (abóbora ou inhame) desfeitos em puré; 130 g de polvilho doce; 70 g de polvilho azedo; 55 g de azeite de oliva; 20 g de sem

Quibe de batata-doce e quinoa

O Kibbeh ou Quibe (como seria a grafia em português) é um prato ordinário no médio oriente. Normalmente confeccionado com carne de borrego, menta picada, cebola e bulgur (um tipo de trigo), pode ser servido de inúmeras maneiras. Ontem, procurando por receitas novas e rápidas para preparar para o meu almoço, deparei-me com uma versão vegetariana de Quibe de abóbora e quinoa e resolvi reinterpretá-la, como é do meu feitio.  No lugar da abóbora eu coloquei batata-doce e, em vez de quinoa branca, eu usei quinoa vermelha. Esta receita é bem prática e leva apenas uns 10 minutos a preparar, desde que, como eu, você tenha sempre quinoa cozinha no frigorífico. Facilita-nos muito a vida. Do contrário, será necessário despender mais uns 20 minutos, que é o tempo de cozedura da quinoa. Para uma dose individual (se for fazer familiar, basta aumentar na proporção), eu usei os seguintes ingredientes: 1 batata-doce de polpa laranja (pequena); 4 colheres de sobremesa de quinoa vermelha cozida;