A receita de hoje caiu-me nas mãos de surpresa. Andava eu nas compras, ontem à tarde, e fui surpreendida na área dos produtos biológicos por uma colega do ginásio que já não via há algum tempo. Ela procurava farinha e eu, inspiração.
Como ela também tem uma página no Facebook (@patereceitas) com receitas maravilhosas, foi natural que falássemos das nossas últimas empreitadas na cozinha.Enquanto eu lhe indicava os locais para se pagar menos pelo mesmo produto, ela mostrou-me fotografias das suas criações culinárias. Falou-me do pão de cerveja que tinha feito no dia anterior e eu apaixonei-me só de ouvir o nome. Não teve jeito. Pedi a receita. E ela, não só me enviou a receita, como permitiu que eu a partilhasse, se gostasse. E aqui está!
Eu fiz na Bimby e achei fácil o preparo, mas vou deixar ficar a opção sem a Bimby, porque acredito que, assim, mais pessoas possam fazer este pão em casa.
Ingredientes:
300 ml de cerveja;
100 g de farinha de soja;
200 g de farinha de espelta;
200 de de farinha de trigo;
50 g de azeite;
2 colheres de sopa de mel.
1 colher de chá de sal;
30 g de sementes de linhaça;
30 g de sementes de sésamo/gergelim;
12 g de fermento para pão.
Como fazer:
1) Aquecer a cerveja ligeiramente, até fique morna, e dissolva nela o fermento;
2) Numa tigela, junte as farinhas e o sal.
3) Faça um buraco no centro e deite a cerveja, o mel e o azeite;
4) Vá amassando até forma uma bola;
5) Tape a tigela e deixe a massa levedar até dobrar o tamanho;
6) Leve para assar, em forno pré-aquecido, a 200º C, durante 40 minutos. Estará pronto, quando, ao bater no fundo do pão, ouvir um barulho oco.
Eu cometi alguns erros no percurso e, então, o meu pão ficou um bocado pesado e com a consistência semelhante a de uma broa. Não sei se era este o resultado que deveria esperar. Mas, em todo o caso, a textura e o sabor agradaram-me imenso. Receita a repetir. Obrigada, Pat.
Comentários
Enviar um comentário