Eu não me canso de experimentar. E esta foi mais uma daquelas minhas aventuras que deu super certo e, por isto mesmo, estou a partilhar aqui no blog.
Como eu gosto de variar nas pastas vegetais que utilizo no dia-a-dia, outro dia, resolvi reduzir a dose de coco ralado na confecção da minha manteiga de coco.
Claro que, com a pouca quantidade de coco, estava a demorar horas até que o conteúdo se desfizesse em manteiga e eu tinha que abrir o copo da varinha mágica a toda hora, para limpar-lhe as paredes. Cheguei a conclusão que, para fazer a manteiga é preciso usar, no mínimo, coco suficiente para cobrir a lâmina do processador.
Então, para acelerar este processo, eu coloquei mais coco no processador e consegui uma textura incrível, mas não aquela de manteiga que eu desejava.
Para não desperdiçar o coco que estava dentro do copo, eu juntei mais dois ingredientes que eu tinha na minha dispensa e transformei uma manteiga mal amanhada num fudge
proteico delicioso.
O fudge é um doce levemente doce muito apreciado nos Estados Unidos. É normalmente feito com manteiga, açúcar e chocolate. Ele nem é mousse nem é brownie, fica ali no meio dos dois: indecisamente delicioso.
Só para garantir que dava realmente certo, eu repeti a receita que deixo aqui ficar.
Ingredientes:
2 copos de coco seco ralado;
75 g de tofú (biológico);
2 colheres de sopa de geleia de arroz (se quiser mais doce, acrescente mais uma colher, mas eu acho desnecessário);
1 pitada de sal (eu usei sal rosa, no segundo teste e não notei muita diferença).
Como fazer:
1- Coloque o coco seco ralado e o sal num processador e triture em velocidade máxima até começar a desfazer em manteiga. Se o seu processador for pequeno, como o meu, três minutos será o suficiente.
2- Acrescente a geleia de arroz e o tofu cortado em cubos e triture mais 30 segundos, até obter uma pasta homogénea.
3- Forre uma tapeware retangular ou quadrada, com 10x15 cm e despeje a massa. 4- Alise a massa, com a ajuda de uma espátula, até a altura de um dedo, e leve ao frigorífico por duas horas.
5- Corte em cubos e sirva.
6- Conserve os docinhos sempre no frigorífico.
Comentários
Enviar um comentário