Avançar para o conteúdo principal

Barrinhas de pistachios, damasco e mel


Resolvi inscrever-me numa prova de 5 km de corrida, que realizar-se-a no próximo dia 15 de maio. A distância não é muita, mas, ainda assim, acho que preciso da algum preparo. Esta é a segunda prova em que participo. A primeira prova completei em 30 minutos e 34 segundos. Há pessoas a correr maratonas neste tempo. Então, nesta segunda, decidi preparar-me melhor e, quem sabe, reduzir tempo de corrida. Pelo menos os centésimos!
A alimentação é parte importante neste processo. O que comer antes do treino? E o que comer depois? Uma reportagem da BBC chamou-me a atenção. E foi justamente através desta reportagem que cheguei à receita que apresento hoje no blog. A famosa barrinha de cereal, feita com pistácios, damasco seco e mel.
A ideia é comer uma barra antes de correr. Isto porque os seus ingredientes, dizia a reportagem, fornecem energia gradualmente ao corpo. Devo dizer que tive de improvisar nas quantidades dos ingredientes, para  me adaptar ao que eu tinha na despensa. Mas a receita original pode ser encontrada no site da BBC Good Food. Para 16 barrinhas eu usei:

110 g de açúcar mascavado (claro)
110 g de margarina de soja
150 g de flocos de aveia
50 g de pistácios picado
15 de lascas de coco
100 g de damasco picados
2 colheres de sobremesa de mel

A confecção é simples. Basta derreter a manteiga juntamente com o mel e o açúcar e juntar aos outros ingredientes, previamente misturados num recipiente. Colocar numa forma de 20 cm X 20 cm (a minha era retangular, não tinha estas medidas) e assar por 40 minutos (um forno mais forte pode requerer menos tempo) e esperar que arrefeça para cortar as barras.*A Ana adora comer e só para provar comeu duas barras. São tão deliciosas que já estou a pensar em mudar de estratégia para o pré-treino, pois temo que elas não durem até o próximo treino. 

Nota: *Para quem tem a Bimby basta colocar tudo no copo, velocidade 3, 75ºC, 2 minutos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Creme de ervilha e couve-flor

Numa segunda-feira normal eu nunca faria sopa ou qualquer outro caldo quente ao almoço. Almoço sempre sozinha, por isso, as minhas refeições ao almoço costumam ser rápidas. Adoro legumes e hortaliças, mas prefiro-os crus (e, desde que comprei um espiralizador, ando a espiralizar tudo o que encontro rs). Quanto à sopa, tenho a noção, talvez errada, de que demora imenso tempo a preparar, mesmo quando posso contar com uma robô de cozinha que quase a faz por mim.  Mas hoje foi um dia especial: segunda-feira de Páscoa. E o que isto tem a ver com a sopa? Diretamente, nada.  Na verdade, a segunda-feira de Páscoa, para mim, ainda soa um bocado estranho. Não duvido que seja porque em algumas aldeias, cá em Portugal, ainda seja preciso esperar pelo compasso às segundas. Embora tenha a noção de que, desde que cá vim morar, há mais de 10 anos, esta tradição tenha vindo a diminuir.  De qualquer forma, com ou sem compasso, na segunda-feira após a Páscoa ainda não há aulas. E os miúdos ficam ond

Pãozinho de batata-doce e chia

Prometido é devido. Quando postei a receita das trufas de chocolate, feitas com as sobras de batata-doce, eu disse que postaria a receita do pãozinho deste tubérculo que eu adoro. Infelizmente, daquela fornada de pão, não sobrou nenhum para contar a história. Então tive de repetir a receita para cumprir a minha promessa. Confesso que não foi sacrifício nenhum. Na verdade, este pãozinho é uma versão da receita da Gabriela Pugliese. Outra receita, também  muito semelhante, já foi publicada na revista CasaVougue. Este pão tem uma textura muito semelhante ao do pão-de-queijo brasileiro, mas com bem menos gordura, pois não leva queijo parmesão. Também é um pãozinho bastante versátil para quem tem problemas com a lactose ou  com o gluten. Ideal para os veganos, pois também não leva ovos. Para 12 pães, de 50 g cada um, são precisos: 350 g de batata-doce (abóbora ou inhame) desfeitos em puré; 130 g de polvilho doce; 70 g de polvilho azedo; 55 g de azeite de oliva; 20 g de sem

Quibe de batata-doce e quinoa

O Kibbeh ou Quibe (como seria a grafia em português) é um prato ordinário no médio oriente. Normalmente confeccionado com carne de borrego, menta picada, cebola e bulgur (um tipo de trigo), pode ser servido de inúmeras maneiras. Ontem, procurando por receitas novas e rápidas para preparar para o meu almoço, deparei-me com uma versão vegetariana de Quibe de abóbora e quinoa e resolvi reinterpretá-la, como é do meu feitio.  No lugar da abóbora eu coloquei batata-doce e, em vez de quinoa branca, eu usei quinoa vermelha. Esta receita é bem prática e leva apenas uns 10 minutos a preparar, desde que, como eu, você tenha sempre quinoa cozinha no frigorífico. Facilita-nos muito a vida. Do contrário, será necessário despender mais uns 20 minutos, que é o tempo de cozedura da quinoa. Para uma dose individual (se for fazer familiar, basta aumentar na proporção), eu usei os seguintes ingredientes: 1 batata-doce de polpa laranja (pequena); 4 colheres de sobremesa de quinoa vermelha cozida;