A semana de aniversário da rainha Elizabeth, de Inglaterra, foi bastante inspiradora para quem, como eu, gosta de assar bolos em casa. O bolo dos seus 90 anos, desenhado por Nadyia Hussain, vencedora do prémio Greta British Bake Off, não fez, de todo, unanimidade. Mais pela sua aparência que pelo sabor. E, assim, não foram poucas as receitas que surgiram na Internet inspiradas no bolo real, porém alternativas. Também eu me inspirei no bolo e nas cores propostas, para "criar" esta receita de bolo de fubá com calda de laranja, sem glúten e sem lactose. Com uma decoração bem mais modesta, claro. Para fazer o bolo de hoje eu precisei de:
3 ovos grandes;
1 1/2 copo de açúcar;
1/2 chávena de óleo;
1/2 chávena de leite de amêndoas;
60 ml de sumo de laranja;
1 1/2 de fubá (farinha de milho);
1/4 de farinha de arroz;
2 colheres de sopa cheias de amido de milho;
1 colher de fermento em pó;
alfazema (para decorar)
Bati primeiramente os ovos com o açúcar até dobrar o volume. Acrescentei dos ingredientes líquidos e bati, mais uma vez. De seguida meti os ingredientes secos e bati novamente numa velocidade mais baixa até que a massa ficasse homogénea. Forno, num tabuleiro redondo (22 cm diâmetro), por 50 minutos, a 180º.
Para decorar, cortei em tirar a casca de uma laranja, que fervi em calda de açúcar por 10 minutos. Despejei por cima do bolo já frio. O charme ficou por conta da alfazema, que, para além do perfume deu-lhe um ar mais campestre.
*nota: quando eu utilizo o verbo criar, quer apenas dizer que fui combinando os ingredientes que tinha em casa, sem seguir uma receita.
Comentários
Enviar um comentário