Divirto-me a buscar receitas alternativas e, às vezes, inusitadas, para pratos ordinários.
Nestes dias andei a fazer experiências e a buscar receitas para "brincar" um bocadinho com a pizza. Encontrei de um tudo.
Por exemplo, que tal substituir a massa tradicional da pizza por uma feita com grão-de-bico cozido e triturado? E à base de couve-flor? Quinoa?
Eu fiz o teste cá em casa com o grão-de-bico e não ficou nada mal. Claro, que esta alternativa não equivale a comer uma pizza, mas a cobertura e o formato, de alguma forma, lembra-nos um bocadinho.
A minha "pizza" de grão-de-bico ficou assim:
400 g de grão-de-bico cozido e escorrido;
100 g de queijo feta;
1 cebola roxa;
2 colheres de azeite;
Molho de tomate (de lata, mesmo);
Tomilho q.b.;
Triturei os grãos num processador de cozinha. Forrei um tabuleiro com papel vegetal e assei o grão-de-bico triturado sobre ele, dando-lhe forma. Assei por 15 minutos. Cobri com o molho de tomate, a cebola roxa, que refoguei em azeite, o queijo feta e levei ao forno novamente por mais 15 minutos. A massa ficou um pouco quebradiça. Mas o sabor ficou muito bom.
Em alternativa ao grão-de-bico cozido, pode-se fazer a massa com farinha deste grão. Para isto basta misturar dois copos de farinha de grão-de-bico, com um copo d'água e uma pitada de sal. Forno a 200º C, por 15 minutos. Recheio e mais outros 15 minutos.
Comentários
Enviar um comentário