Há dias, uma amiga querida presenteou-me com uma saca de courgettes, que a mãe dela produz no quintal de sua casa.
Nem era preciso dizer que adorei a prenda. E destas courgettes rendeu a receita deste bolo integral com pedaços de noz.
Em tempos, eu já havia procurado algumas receitas de bolo de courgette nos meus livros de receitas e também em sites da Internet. Foi num livro chamado "The ultimate healthy dehydrator cookbook", de Pamela Ellgen, que encontrei a minha inspiração. Gostei da ideia de usar farinha integral e óleo de coco. Mas como é do meu feitio, alterei a receita original e consegui um bolo bastante leve e húmido, apesar do uso da farinha integral.
Nesta receita eu usei
300 g de courgettes (sem as sementes);
1/2 copo de açúcar de coco;
4 ovos médios
1/4 copo de óleo de coco (a receita original leva açúcar mascavado escuro);
1 copo de farinha integral;
1/2 copo de farinha de amêndoa;
1/2 copo de farinha de aveia;
1 colher de sopa de fermento para bolos;
1 pitada de sal;
1/2 colher de chá de canela (opcional);
1/2 colher de chá de noz moscada (opcional);
1 mão de nozes picadas (se puder, coloque Pecan, como na receita original).
No preparo segui os moldes normais. Bati a courgette, os ovos, o açúcar e o óleo no copo liquidificador. Entretanto, num recipiente à parte, misturei os restantes ingredientes secos, exceto as nozes. De seguida, verti o preparado de courgette no mix de ingredientes secos, adicionei as nozes e mexi devagar, com a ajuda de uma colher de arames (fouet). Levei ao forno numa forma retangular para pão, forrada com papel vegetal, em forno pré-aquecido a 180º C, durante 40 minutos. Apesar de amar especiarias, eu acabei por não as colocar no meu bolo, por mera distração. Mas de certeza que não faltarão novas oportunidades. Se fizerem este bolinho com as especiarias, por favor, deixem-me aqui um comentário para eu saber se aprovaram.
Nota: O bolo é uma delícia sozinho, mas podemos incrementá-lo, cobrindo com um creme feito apenas com queijo (tipo Philadelphia), geleia de agáve e aroma natural de baunilha.
Comentários
Enviar um comentário