Andei dias a adiar esta receita de bolo de banana porque me faltava um ingrediente, no meu ponto de vista, até então, fundamental. Mas, depois de namorar a receita por alguns dias, resolvi arregaçar as mangas e... Advinha? Trocar alguns ingredientes da receita original e dar mais personalidade ao doce.
Eu não provei o original, mas confesso que fiquei extremamente orgulhosa das alterações que fiz. Os bolinhos de banana com frutos secos ficaram húmidos e doces na medida. E a diversidade de texturas dos frutos em contraste com a massa fizeram destes pequenos produtos de confeitaria verdadeiros pedacinhos do paraíso.
Quem tem acompanhado o blog sabe que tenho deixado de lado o açúcar branco refinado e que muitas das minhas receitas também não levam ovos ou leite. Não tem nada a ver com a filosofia vegana. Respeito quem a segue, mas eu ainda continuo fazendo uso regular de proteína animal cá em casa.
Se a abstenção do açúcar branco se deve a uma opção por uma pastelaria mais saudável, o não uso de leite ou ovos diz respeito, unicamente, à minha vontade de sempre experimentar novos ingredientes e métodos culinários.
Mas passemos à receita, que é o que conta.
Para fazer os muffins (eu acabei de aprender a diferença entre muffins e cupcakes, e cheguei à conclusão que, afinal, é de muffins que se trata!) eu usei:
3 bananas maduras amassadas;
1/2 chávena de óleo de girassol;
1 colher de sopa de óleo de pistácio (opcional);
1/2 chávena de frutos secos (eu usei nozes, pistácios e castanha-de-caju);
20 g de cramberries (ou passas secas);
20 g de sementes de girassol;
1 chávena de farinha de amêndoa;
1 chávena de farinha de espelta (ou farinha de coco);
2 colheres de sementes de linhaça (previamente demolhadas em duas colheres de água, para dar uma consistência de clara de ovo);
3 colheres de sopa de açúcar de coco;
1 colher (sopa) de fermento para bolos;
1 pitada de sal.
Comentários
Enviar um comentário