Pão de batata é uma perdição. Adoro! Mas tem muita farinha branca e tão poucos nutrientes! Então, eu resolvi deixá-lo um pouquinho mais saudável e aumentar o seu valor nutricional fazendo algumas alterações na receita.
Há dias eu descobri que a batata roxa (não é a doce, não confundam) tem bem mais benefícios que a batata branca, pois é rica em vitamina C e outros antioxidantes.
Quem me segue aqui no blog já descobriu que quando eu encontro um ingrediente de que gosto muito testo-o em várias receitas. Pois, então, a ideia aqui foi utilizar a batata roxa, no lugar da branca, para fazer o famoso pãozinho de batata. Além disto, também reduzi a quantidade de farinha de trigo normal, substituindo-a, na proporção, por mistura de farinha integral e farinha de centeio. Assim, adicionamos um pouquinho de fibra ao nosso pãozinho.
A terceira e última alteração diz respeito ao óleo de soja ou girassol que eu troquei por óleo de coco. Então vamos à receita:
3 batatas roxas médias cortadas em pedaços pequenos;
2 ovos (mais uma gema para pincelar);
30 g de fermento biológico (de padeiro);
1/2 copo de leite;
1/2 copo de açúcar;
1 colher de sopa de manteiga;
2 colheres de sobremesa de óleo de coco;
300 g de farinha de trigo normal;
300 g de farinha de trigo integral (mistura com centeio);
O primeiro passo foi colocar todos os ingredientes no copo liquidificador (eu usei a Bimby) e bater até desfazer toda a batata.
Depois acrescentei a farinha e coloquei na função espiga por três minutos. Para quem não tem a Bimby/Themomix, é preciso ir acrescentando a farinha aos poucos e amassar com as mãos até que a massa se solte. Neste caso, pode ser preciso um pouco mais de farinha.
Fiz bolinhas, deixei repousar por 30 minutos dentro forno desligado, apenas com a luz acesa para aquecer um pouco.
De seguida,pincelei as bolinhas com gema de ovo, liguei o forno a 180ª C, e pu-las a assar por mais 30 minutos.
O resultado foi um pãozinho de batata bem macio por dentro e com uma casca bem estaladiça. Valeu a pena.
Comentários
Enviar um comentário