Testei a receita ontem, pela primeira vez, e adorei. Mas se você vai fazer aí em casa, conte para os seus que se trata de feijão, pois, à primeira olhada, os hambúrgueres parecem-se mesmo com carne. E como sabe a feijão, não queremos desiludir. (Sim, pessoal. Vamos parar de pensar que uma coisa feita com feijão pode saber a carne. Não pode. A não ser que esteja cheia de aromatizantes e aditivos de sabor artificial, que não é o que queremos).
Bem, fui um pouco preguiçosa nesta receita e usei feijão em lata, quando poderia perfeitamente tê-lo cozinhado em casa.
Mas é como eu digo sempre: comigo não há espaço para o fundamentalismo. Quando, por algum motivo, estamos cansados ou não temos tempo, não tem mal nenhum ir para um atalho, neste caso, o feijão cozido em lata.
Ninguém precisa se sentir culpado por que comprou massa para tarte pronta ou leguminosas já cozinhadas.
Eu digo isto, mas, sei que muitas das minhas amigas brasileiras cozem feijão em casa, pelo menos, duas vezes por semana e devem achar isto do feijão enlatado um horror. Eu também não concebia tal coisa quando vim morar para Portugal. Mas, agora, vejo com mais normalidade, embora ainda prefira o feijão cozido em casa.
Fazer hambúrguer de feijão preto é quase como fazer um croquete gigante e achatado. Não tem segredo.
Para 5 hambúrgueres precisamos de:
500 g de feijão preto cozido e escorrido;
1 copo de pão amanhecido ralado:
1 ovo;
1 pitada de sal;
1 pitada de pimenta preta (de preferência, moída na hora);
1 colher de café de piri-piri seco e moída (opcional);
1 colher de café de piri-piri seco e moída (opcional);
1 colher de café de cominhos moído;
2 colheres de sopa de salsa e cebolinho (cheiro verde, no Brasil) picados;
1/2 cebola média picadinha.
Misture todos os ingredientes, numa tigela, amassando os com as mãos, até obter uma pasta. Esta pasta fica um pouco mole, mas é firme o suficiente para moldar os hambúrgueres. Se, preferir, faça como eu, use um copo de medidas para garantir que ficam todos do mesmo tamanho. Ponha um fio de azeite na frigideira e grelhe os hambúrgueres cerca de 5 minutos cada lado, em fogo médio. Eu servi com uma maionese de abacate e salada verde. Também acho que pode ficar engraçado ser servido com arroz, para quebrar a rotina e não recorrer ao pão, uma vez que o hambúrguer já tem pão na sua composição.
Comentários
Enviar um comentário