Continuando a minha senda pelos bolos e biscoitos sem açúcar refinado, eu encontrei uma receita inspiradora de biscoito de chocolate, que não leva mais de 15 minutos a preparar e que até pode servir de base para a minha próxima sobremesa. Sim, a minha cabeça não para. Estou sempre a pensar no que posso fazer a seguir e em como rentabilizar ao máximo as minhas receitas.
E as bolachas de hoje são uma espécie de coringa: deliciosas no pequeno-almoço, perfeitas como snacks e, por que não, como ingrediente para uma sobremesa.
Eu tive que fazer algumas adaptações à receita original, para adequar aos ingredientes que tinha em casa e, sem querer, acabei "criando" outra receita, que chamei de bolachas rústicas de chocolate e aveia. Rústicas tanto no formato quanto na textura. Depois de assadas, elas ficam um pouco quebradiças, mas para mim, são ótimas.
Para fazer as bolachas eu usei:
1/2 copo de aveia em flocos;
1/2 copo de aveia em farelos;
1 colher de chá de fermento para bolos;
1 colher de sopa cheia de cacao cru em pó;
1/3 de copo de pasta de tâmaras (pode usar mel ou xarope de ácer);
1/3 de óleo de coco;
1 colher de café de baunilha (opcional)
O primeiro passo foi combinar os ingredientes secos e os húmidos em tigelas separadas. O óleo de coco tem de estar derretido e frio para combinar bem com a pasta de tâmaras (ou com o adoçante escolhido, no caso o mel ou o xarope de ácer). Depois basta unir tudo e moldar os biscoitos. Eu usei uma colher de retirar gelado para as fazer todas do mesmo tamanho. De seguida levei ao forno por 10 minutos, a 160º C. Rendeu 12 porções de bolachas. Para umas bolachas mais "lisinhas", substituir toda a quantidade de aveia pela mesma medida de farinha de spelta.
Comentários
Enviar um comentário