A teimosia em mim é um defeito ou uma qualidade que se nomeia muito em função conveniência. Quando me aventuro na cozinha, um único ingrediente pode valer receitas para uma semana. Mas nem sempre esta insistencia insana resulta.
A receita de hoje, no entanto, encaixa-se naqueles casos em que a teimosia vale a pena. Há dias publiquei na minha conta de Instagram -@foiprapanela -a fotografia de um batido de leite de coco, manga, gelado de banana e granola caseira.
No momento em que ajeitava os ingredientes no copo pensei que a mistura trabalhada de outra forma renderia uma deliciosa sobremesa. A primeira coisa que me veio à cabeça foram as famosas natas do céu. Pela semelhança das cores. Mas sem natas e sem ovos? Sacrilégio.
Por isso, eu decidi que chama-la-ia de Parfait. Este creme de leite de coco e agar-agar, com coulis de manga (que, na verdade pode levar outra calda qualquer ) foi muito fácil de preparar.
Numa panela eu juntei uma lata de 400g de leite de coco, meia medida de água, e uma colher de chá de agar-agar. Mexi em fogo médio até quase levantar fervura. Esperei arrefecer e distribuí por copinhos plásticos de café (de 100 ml). Levei ao frigorífico e esperei cerca de duas horas. Entretanto, peguei numa manga madura e desfiz em puré, com a ajuda da varinha mágica. Depois foi só unir o creme de coco e o puré de manga. Eu decorei com granola, mas é opcional.
Neste parfait não usei ovos, nem natas nem açúcar, como as receitas tradicionais. Mas ficou mesmo leve e saboroso. Para um parfait mais docinho, não faria mal acrescentar uma colher de sopa de geleia de agave ou outro adoçante da preferência. Depois foi só ser feliz.
Comentários
Enviar um comentário