Eureka! Estou muito feliz com a descoberta de hoje: bolachas de aveia com manteiga de amendoim. Perfeitas para o pequeno almoço e para snacks rápidos a meio da manhã ou da tarde. Estas bolachas nasceram porque eu resolvei alterar por completo uma receita dos scones, que eu já testei aqui.
E por quê? Porque eu tenho me aventurado a fazer "doces" sem açúcar branco. Desta vez, resolvi tirar também o único ovo da receita original e, ainda, substituir o leite de vaca por leite vegetal.
Depois de todos os ingredientes batidos a uma velocidade média alta no processador de alimentos, obtive uma massa muito fácil de trabalhar. A outra novidade foi o uso de farinha de espelta. É uma farinha que foi muito usada na Europa central, na idade média, e que esteve recentemente na moda no mundo das comidas saudáveis.
Sem mais blá-blá, blá, vamos aos ingredientes:
150 g de farinha de espelta;
100 g de aveia em flocos;
50 g de açúcar de coco;
30 g de manteiga de amendoim (caseira);
100 ml de leite de aveia;
1 colher de sobremesa de linhaça dourada;
1 pitada de sal;
1 colher de chá de fermento para bolo.
Juntei todos os ingredientes num processador de alimentos, no meu caso a Bimby/Thermomix (mas serve outro qualquer), estiquei com a ajuda de um rolo e com a boca de um copinho de café dei-lhes forma. Assei, em forno pré-aquecido a 200ºC, por 10-12 minutos. Renderam cerca de 25 bolachas, deliciosas e estaladiças.
Nota: Se, nos ingredientes acima, trocarmos a farinha de aveia por farinha de grão de bico, a manteiga de amendoim por pasta de sésamo (clara) e juntar ainda 30 gramas de cacau cru, obteremos deliciosos cookies de chocolate. O resto do processo é idêntico. Simples assim.
Comentários
Enviar um comentário