Faz hoje 10 dias que eu iniciei uma dieta restritiva de açúcar. Quem, como eu, ama bolos, biscoitos, tartes, pães e todo o elenco de doçaria possível e imaginável, sabe o quanto isto é difícil.
Desde então iniciei uma jornada no ciberespaço em busca de receitas docinhas que pudessem suprir a minha necessidade de açúcar, sem que este estivesse presente. Encontrei uma enormidade de receitas, fit e também funcionais*, em princípio mais saudáveis, com aspectos excelentes, e eu resolvi testa-las. Dos gelados à base de banana à mousse de chocolate. Dos bolos de caneca às tartes. Dos biscoitos aos pudins. Nem só de açúcar refinado vive a pastelaria. Se eu não duvidei, em nenhum momento, do aspecto, o mesmo não se passou com o sabor. A pergunta que me colocava era só uma: será que sabem bem? A receita de hoje é uma tarte de lima, sem natas, manteiga ou leite condensado. Não vai ao forno. É glútem free, sem lactose e, claro, sem açúcar branco. Sem tudo isto e ainda sim gostosa?
Vamos aos ingredientes.
Para a base:
40 g de tâmaras hidratadas;
75 g de castanha de caju demolhados (eu usei mix de frutos secos);
1 colher de sopa de xarópe de ácer;
pitada de sal.
Para o recheio.
1 1/2 abacates maduro;
Uma mão de castanhas de caju;
50 g de xarópe de ácer (ou outro adoçante que desejar)
60 g de óleo de coco;
Sumo de duas limas;
Raspas de uma lima;
Fiz a base triturando, num processador de alimentos, o xarope de ácer, as tâmaras e os frutos secos demolhados, da noite anterior.
Estendi numa forma pequena usando as mãos e, depois, uma colher para alisar-lhe a superfície.
De seguida, bati o creme de abacate, o sumo de lima, os frutos secos triturados, o xarope de ácer e o óleo de coco. Tive medo que o creme se desfizesse, por isso coloquei no congelador. O ideal, num dia quente, é tirar a tarte do congelador, pelo menos, 45 minutos antes de a servir.
E, agora, vamos ao que interessa: o sabor. Na minha opinião de consumidora e aventureira na cozinha, esta tarte de lima supre muito bem a necessidade de comer doces. Mas, como é óbvio, não sabe à tarte de lima tradicional. Enfim, da para comer, sim, um doce sem açúcar branco, sem constrangimentos. Só não dá para exagerar na dose.
*nota: Comida funcional é aquela que contém ingredientes funcionais, ou seja, que para além da nutrição básica, também ajudar a prevenir doenças e manter a boa saúde. Informe-se melhor com um nutricionista.
Uauuu!!!! Ameiiii Ana!
ResponderEliminarQue bom!!!!!Faz aí em casa e depois me conta. Bjx ;)
Eliminar