Eu não sei de posso chamar isto de transformação. Mas, cada vez mais, gosto de preparar sobremesas sem adição de açúcar refinado. São tão simples de preparar e sabem tão bem. Sobretudo agora, que é verão, nesta porção do globo em que me situo, que as bagas como as framboesas e os mirtilos estão maduras e que as frutas, em geral, são tão mais apetecíveis.
Muitas sobremesas nem precisam de forno ou fogão. Embora alguns, é verdade, precisem de passar a noite no frigorífico para, só então, serem saboreados.
Em tempos, eu comprei uma máquina para fazer waffle, porque o meu filhote adora comê-lo pela manhã. Entretanto, ele resolveu fazer uma pausa e a máquina ficou esquecida.
Ontem, fazendo a minha ronda diária pelas redes sociais (isto já é um vício) encontrei uma receita de waffle de aveia e banana, da chefe Patrícia Helu, e resolvi testa-la.
Eu tinha a intenção de seguir a receita como manda o figurino, mas só quando já tinha as bananas esmagadas e a farinha de aveia misturada ao fermento, lembrei-me que não havia leite de amêndoas em casa. Entretanto, tinha leite de coco e foi mesmo este que usei para preparar os meus waffles.
Assim, para 4 waffles, precisamos de:
1 chávena de farinha de aveia;
1 chávena de leite de coco;
2 bananas maduras;
2 colheres de chá de linhaça dourada;
1 colher de chá de fermente em pó;
pitada de sal;
canela (opcional)
óleo de coco ou manteiga, para untar a maquina.
A receita original exigia algumas etapas, mas eu simplesmente coloquei tudo no copo do liquidificador e bati até obter uma massa homeogéna. Funcionou! O recheio foi pensado na hora. Usei gelado de pêssego, feito com base de banana (tem receita algures aqui no blog) e geleia crua de framboesa. Mas isto é conversa para outro post.
Comentários
Enviar um comentário