Toda a gente adora doces. Algumas pessoas até pensam não serem capazes de viver sem eles. Outros dão preferência aos salgados, mas não rejeitam uma bela tarte ou uma mousse. Eu faço parte do primeiro grupo. Ultimamente, as minhas refeições têm acabado sempre numa sobremesa bem doce.
Apesar dos treinos diários, tenho notado alguma fadiga e, por este motivo resolvi reduzir a quantidade de açúcar ingerida diariamente.
Por este motivo, não tenho aparecido muito no blog, apesar de manter ativa a minha página no Facebook, com algumas sugestões de comida e até doces saudáveis, feitos à base de frutas.
Toda a gente também sabe que sexta-feira é o dia da batota cá em caasa, mas eu tenho seguido com tanta motivação a minha "dieta" que resolvi abrir uma exceção e preparar uma salada. Mas com bacon! Sim, eu disse restrição de açúcar (risos).
A salada é basicamente uma das receitas de salada de batata da minha musa inspiradora Melissa Clark. E o meu toque fica, nada mais nada menos, na substituição da batata pela couve-flor. Faz toda a diferença no sabor, eu sei. Mas é igualmente deliciosa e bem menos calórica.
Para esta salada eu usei:
Um couve-flor pequena;
Uma chalota pequena;
Uma colher de chá de açafrão das índias;
Uma colher de chá de sal;
Pimenta preta q.b.
Sal q.b.
Uma colher de sopa de mostarda com grãos;
Duas colheres de sopa de vinagre de vinho;
O primeiro passo foi cozer a couve-flor em água temperada com o açafrão e a colher de sal. Entretanto, fritei os pedaços de bacon. A gordura da frigideira serviu para fritar a chalota. Numa tigela à parte, fiz o molho de mostarda, com o vinagre, o sal e a pimenta. Envolvi tudo. Servi morno. Que belo acompanhamento para os meus bifes do lombo de porco grelhados. Ah, as quantidades acima descritas servem duas porções. Sobremesa; salada de frutas!
Comentários
Enviar um comentário