É-me tão difícil ficar longe dos bolos que eu, sempre que posso, tento dar à volta às receitas originais para poder prepará-los à minha maneira e comê-los sem culpa. O bolo de hoje, posso dizer que foi quase uma epifania.
Trata-se de um bolo de chocolate com recheio de doce de coco, que a minha avó materna costumava fazer em quase todas as festas de anos do pessoal lá de casa. O nome, Prestígio, deve-se a um chocolate muito na moda no Brasil, na década de oitenta, uma espécie de barra de coco coberta de chocolate (nós, brasileiros conhecemos muito bem rs).
Claro que a receita de hoje foi inspirada no bolo Prestígio da minha avó, mas os ingredientes não passam nem perto. Este bolo não leva leite, manteiga nem ovos. O chocolate em pó foi substituído por cacau cru 100%.
O charme deste bolo, para além da sua dimensão bastante reduzida, ficou por conta do recheio: uma cocada, preparada com geleia de Agáve, espécie de xarope cujo açúcar é obtido do aquecimento e hidrolização dos hidratos de carbono do sumo do cacto, oriundo do México.
Deixemos de lado as explicações e vamos aos ingredientes. Bem, o bolo é um velho conhecido, entretanto, substituí a farinha de trigo por farinha de arroz. Se não tiver problemas com o glúten, pode usar farinha de trigo normal.
Para este mini-bolo Prestígio eu usei:
1/2 chávena de leite de soja;
1/2 chávena de açúcar de coco (pode trocar por açúcar mascavado);
2 colheres de sopa (não muito cheias) cacau cru;
1/6 de chávena de azeite;
1/2 chávena de farinha de arroz;
1 colher de sobremesa de fermento Royal.
Para a cocada:
1/4 de chávena de geleia de agáve;
100 g de coco fresco ralado;
2 colheres de sopa de água.
Numa panela, em fogo médio, deixei a geleia de agáve levantar fervura e acrescentei o coco fresco ralado (em tiras também deve ficar ótimo). Deixei cozinhar até o coco ficar transparente. Para tornar o doce um pouco mais líquido, acrescentei água durante a cozedura.
O preparo é simples.
Primeiramente eu bati os ingredientes líquidos do bolo com o açúcar. Depois juntei a farinha, o cacau e o fermento. Separei em duas mini-formas forradas com papel vegetal e levei ao forno, pré-aquecido a 180º por cerca de 25 minutos. Deixei os mini-bolos arrefecerem e recheei com a cocada.
Este bolo é mesmo mini. Serve de duas a quatro porções (no máximo), dependendo da gula (risos). Mas é possível dobrar a receita. Se for o caso disto, assar durante 40 minutos. Para quem não gosta de coco, uma alternativa que eu penso que deve ficar bastante interessante é o brigadeiro de abacate, mas isto é assunto para outro post.
❤❤❤❤
ResponderEliminar❤❤❤❤
ResponderEliminarObrigada, nega! <3
ResponderEliminar