Desde que me lancei neste desafio de manter um blog sobre o que eu e a minha família comemos cá em casa - pois é essencialmente isto que faço, tornar público os pratos que saem da minha cozinha e presidem a minha mesa todos os dias - que tenho vontade de fazer o celebrizado cozinhado de carne: boeuf bourguignon.
No entanto, a receita não é lá muito prática para ser feita numa quarta-feira. O boeuf bourguignon é, na verdade, um prato que camponeses da região de Borgonha, em França, costumavam comer aos domingos ou em dias de festa. O prato tem este nome justamente por reunir as duas produções que marcam aquela região francesa: o gado e o vinho. O prato era feito com partes menos nobres do animal, daí a necessidade de juntar o vinho, que servia para amaciar a carne, e de um cozimento longo - cerca de 3h no forno.
Como hoje não é domingo e nem eu estou em França eu decidi improvisar o meu picadinho de carne cozida em vinho. Mas este estufado leva apenas 40 minutos na panela de pressão, mais uns 15 minutos na preparação. Basicamente um terço do tempo. Os ingredientes são praticamente os mesmos, mas muda tudo o fato de nem o vinho nem a carne que utilizei para preparar o prato serem de Borgonha. Por isso, eu o chamei de estufado de vaca em vinho tinto.
Os ingredientes que foram para a panela:
1 kg de carne de vaca cortada aos cubos (carne para jardineira);
200 g de chouriço (opcional);
Três colheres de sopa de azeite;
150 g de bacon;
2 cebolas;
2 dentes de alho;
2 cenouras;
100 g de mini-cebolas;
Uma colher de sopa de açúcar;
1 litro de vinho tinto;
Um bouquet garni;
Sal q.b.;
Pimenta q.b.;
Tudo que fiz foi dourar o bacon em azeite e reservar. Dourar a carne no azeite do bacon e juntar todos os outros ingredientes, com exceção das mini-cebolas. Estas "caramelizei" com o açúcar e um bocado de água. Depois de 40 minutos em pressão, a cozer em fogo médio, basta servir com massa (Tagliatelli), puré ou croûtons. O prato é forte e, para mim, não precisa de mais nada.
Irei fazer amanhã. Bjos.Saudades
ResponderEliminar