Eu não consigo eleger uma comida preferida, mas o salmão é, de longe, o peixe que eu mais aprecio. Hoje eu preparei lombos de salmão com crosta de pão, mais especificamente a broa de milho. Parece que está na moda, no mundo da culinária caseira, a utilização de Panko, um tipo de pão japonês que não deixa nenhuma crosta de pão ficar mal. Mas eu sou bem avessa à moda e, por isso, eu usei broa de milho para preparar a minha. Usar a crosta é uma boa forma de conservar a humidade do salmão no forno. E, mais do que isso, evitar reclamações de que o peixe ficou seco.
Para fazer a crosta eu usei:
250 g de broa de milho;
Duas colheres (sopa) de salsa;
Um dente de alho;
30 ml de azeite;
Raspas de casca de limão;
Uma pitada de sal;
Para o salmão:
1 k de salmão (três lombos grandes);
3 colheres (sobremesa) de mostarda biológica;
sal q.b.;
pimenta-preta moída na hora q.b.
crosta de broa até cobrir o salmão;
Não encontrei nenhuma dificuldade na preparação. É o salmão que costumo fazer em casa, mas só que com crosta.
Sem esquecer a mostarda, que confere algum sabor ao peixe, para além de servir como "cola" para a broa. Eu não tiro a pele nem a parte branca do salmão. Penso que se deve aproveitar tudo, mesmo que depois, no prato, eu retire qualquer coisinha.
O melhor de tudo é saber que fica pronto em 20 minutos (ok, uma meia hora). Até deu tempo de preparar uma massa,como acompanhamento, para o meu filhote, que até come brócolo, mas não dispensa uma fonte de carboidrato.
Comentários
Enviar um comentário