Ontem à noite tive uma vontade súbita de comer "Pão de deus".
Na verdade, não era súbita. Há tempos que eu olho, com o canto dos olhos, para as bandejas com "Pão de deus" que ficam expostas, na secção de padaria, no hipermercado onde faço as minhas compras. Tão doces, cheios de açúcar e coco. Tenho resistido bravamente à tentação.
Mas, só para aliviar o desejo, fui atrás da receita. Foi a minha morte.
Eu, que me tenho dedicado aos pães integrais e pães com soja tenho de confessar: a verdade é que , como diz a canção interpretada por Adriana Calcanhoto, eu sempre gostei de pão doce.
Nem tive trabalho para os fazer. Optei pela receita da Bimby e poupei o trabalho de amassar o pão. É claro que é possível fazer sem a Bimby. Aliás a parte de amassar o pão é a mais prazerosa de todo o processo de confecção.
Para a massa destes pães eu usei:
600g de farinha tipo 55;
100g de manteiga;
100 ml de leite;
150 ml de água;
100 g de açúcar.
25 g de fermento de padeiro;
Um ovo para pincelar.
Para a cobertura:
50 g de coco ralado;
2 colheres (sopa) de açúcar;
2 colheres (sopa) de leite.
Depois da amassar o pão (na Bimby ou com as mãos), deixei-o levedar por 30 minutos em local morno. Com a massa crescida, dividi em 15 bolinhas de 70g cada. A massa fica bastante leve e fofa.
E, quando feita na Bimby, não necessita de farinha extra para a trabalhar. Na banca, no entanto, talvez seja necessário polvilhar com farinha, para que a massa não se cole ao local de trabalho. Fiz um corte em cruz, pincelei com o ovo batido e deixei repousar por mais 30 minutos. Em seguida, cobri com a mistura de leite, açúcar e coco e levei ao forno por 20 minutos, a 200ºC. Polvilhei com açúcar fino. E, só para experimentar, comi logo dois deles.
Que delicia parece o pão da vovó .
ResponderEliminarTá com uma cara otima...parece delicioso
ResponderEliminar