Depois de três dias de férias de Páscoa, está na hora de regressar ao blog. Não, eu não estive estes três dias a descansar. Pelo contrário, cozinhei muito.
Fiz uma versão de folar com a receita do "pão de deus", que já postei aqui. Fiz coquinhos, na Bimby. Fiz tarte de chocolate com açúcar de laranja. Até queimei uma receita inteira de praliné de amendoins. A sério, só me apetecia chorar ao ver aquele amendoim todo torrado na panela.
O prlainé de amendoim faz-me regressar à infância. A minha avó materna costumava fazê-lo na Páscoa, para rechear ovos coloridos. Cascas de ovos que ela guardava o ano todo e, quando chegava a Páscoa, as pintava e as recheava com aqueles amendoins envoltos numa crosta de açúcar. Punha os ovos em ninhos, feitos muitas vezes com tiras de jornal, e os escondia no quintal. Esta receita foi-me passada pela minha tia Lúcia, irmã mais velha do meu pai. Desde então, tenho feito questão de a repetir todos os anos, na Páscoa.
Este ano não teve praliné. Mas teve muitas outras coisas boas.
Enfim, apesar deste fim de semana de comilança, hoje fiz uma carne de porco, na pressão. Fui buscar a receita quase toda aqui, mas na hora de meter na panela, apeteceu-me juntar uma estrela de anis e uma colher de sopa de açúcar mascavo escuro. Depois de 45 minutos de panela de pressão, a carne quase que se desfazia. Quase que se podia comer de colher.
O molho, claro, precisou de mais algum tempo para reduzir. Acrescentei um pouco de mel para apressar o processo. Para acompanhar , alho francês e arroz. E porque não, um puré de batata doce com grão de bico?
Para este prato foram pra panela:
900 g de carne de porco para assar;
1 cebola picada;
2 colheres (chá) de mostarda em grãos;
3 colheres de sopa de azeite;
1 dente de alho grande;
1 colher (sopa) de páprica;
sal q.b.;
pimenta q.b.;
1 folha de louro;
1 colher (sopa) bem cheia de mel;
1 estrela de anis;
1 colher (sopa) de açúcar mascavo;
1 colher de café de piri-piri seco moído (opcional);
rebentos de mostarda para decorar (opcional).
Comentários
Enviar um comentário