O meu pequeno-almoço hoje foi todo produzido por mim, cá em casa: leite de soja e biscoitos de okara. Em tempos uma amiga disse-me que fazia leite de soja em casa. Eu adorei a ideia, mas pensei que talvez fosse mais prático e mais barato comprar a caixinha de leite de soja no supermercado. Mas, ontem, fui picada pelo bichinho da curiosidade e decidi tentar fazer o meu próprio leite de soja. O processo é um pouco demorado, mas é bem fácil.
A primeira coisa a se fazer é meter 100 g de grãos de soja a demolhar por quatro horas. Depois, adicionar 600 ml de água e 45 g de aveia juntamente com a soja demolhada numa panela de pressão (slow cooker) e cozinhar, em fogo, baixo durante 30 minutos.
O segundo passo é processar tudo numa liquidificadora ou com uma varinha mágica (blender) e coar. Este é o passo mais chato pois deve ser feito com recurso a um pano de cozinha bem fininho, para garantir que não passam soja e aveia moídas.
Como terceiro e último passo, deve-se adicionar mais 400 ml de água ao leite coado e ferver por mais cinco minutos. Em seguida, basta coloca-lo num frasco ou garrafa de tampa hermética. Talvez não valha tanto a pena, em termos de tempo e despesas, fazer o leite de soja em casa, mas eu acho simplesmente um luxo acordar pela manhã, abrir o frigorífico e beber um leite fresquinho, de produção caseira e sem aditivos (às vezes, eu sou muito picuinhas e, por isso, me certifiquei de que usava soja biológica).
Biscoitos de Okara (três ingredientes)
O mais interessante é que neste processo não se perde nada. A soja que sobra depois de extraído o leite chama-se okara e pode ser utilizada para fazer bolos, pães, biscoitos...
Eu adaptei uma receita que encontrei na Internet e também fiz uns biscoitinhos. Para os fazer eu usei; 350 g de okara; 110 g de farinha de arroz, 55 g de açúcar mascavo escuro. Misturei tudo até obter uma massa homogénea. Com a ajuda de uma colher dividi a massa pelo tabuleiro e levei para o forno por 20 minutos. OS biscoitos ficam bem fofinhos e muito saborosos.
Comentários
Enviar um comentário