Nada oficial, mas não consigui esperar mais: despeço-me hoje do inverno com uma Quiche de abóbora menina e queijo feta. Lembrando que hoje é sexta-feira e todo o esforço na cozinha deve ser reduzido, esta receita deu mesmo jeito. A única parte trabalhosa foi descascar e cortar a abóbora em cubos. Depois disto foi quase como fazer uma pizza.
Eu sempre gostei de abóbora, de todos os tipos, especialmente da doçura da abóbora menina, mas só hoje eu descobri que ela é uma fruta de inverno!
Bem, esta vontade de cozinhar abóbora não aconteceu por acaso. No início desta semana eu comprei queijo feta para uma salada de rúcula, melancia e feta e tinha sobrado um montão no frigorífico. Na verdade, quase o pacote todo. E, outro dia, fazendo as minhas leituras de receitas, encontrei uma de um dos meus cozinheiros preferidos. Tratava-se de uma quiche de abóbora, mas com queijo Stilton. E foi nesta tarte do Yotam Ottolenghi (mais uma vez) que me inspirei para o prato de hoje. É claro que trocar os queijos faz toda a diferença no sabor, mas eu tinha mesmo de gastar o feta. Na receita original, que ainda pretendo testar, Ottolenghi usa marmelada! Deve ser maravilhosa.
Mas a minha receita também ficou bem saborosa.
Para esta quiche eu usei:
1 pacote de massa quebrada (pronta);
400 g de abóbora menina cortada em cubos;
200 g de queijo feta;
1 colher de sobremesa de tomilho;
Três nozes partidas (opcional);
3 ovos;
300g de natas gordas;
sal q.b.;
Pimenta q.b..
Fiz esta quiche em três passos. Primeiro assei a abóbora temperada com sal, pimenta, tomilho e azeite, por 30 minutos, a 200º C. Reservei.
Assei a massa por 20 minutos. Reservei.
Segundo, bati os ovos, com o iogurte grego e temperei com sal e pimenta. Terceiro: despejei o preparado de ovos na massa assada e distribuí sobre esta mistura a abóbora e o queijo feta desfeito. Levei ao forno por mais meia hora.
Quando o forno é bom é possível assar a abóbora ao mesmo tempo que a massa e, sempre, polpa algum tempo. Em caso contrário, é preciso assar por vez. Eu penso que esta quiche ficava ainda melhor com umas rodelas de cebola roxa, mas esta matéria é controversa cá em casa. Servi à temperatura ambiente. Ah, para a próxima, estou a pensar em dobrar a quantidade de abóbora.
Comentários
Enviar um comentário