É tão bom poder fazer a nossa própria comida em casa, sem aditivos nem conservantes e ainda poupar dinheiro com isto.
Há uma lista infindável de produtos que nos habituamos a comprar no supermercado e que poderíamos fazer em casa. Quem o diz é Alana Chernila, autora de "Homemade Pantry - 101 comidas que você poderia parar de comprar e começar a fazer".
Alana elenca pelo menos cinco vantagens para começarmos a fazer produtos de despensa básicos em casa:
1 - A comida caseira é mais saudável (sem químicos e outros conservantes escondidos);
2 - Sabe melhor (é claro que todos temos nossos "empacotados" preferidos e não precisamos de ser radicais);
3 - É geralmente mais barato fazer em casa (não precisamos pagar a marca e outros custos acarretados pelos produtos industrializados);
4 - A comida feita em casa elimina embalagens desnecessárias;
5 - Mudam o nosso modo de ver e nos relacionarmos com a comida.
Na verdade, eu acho um luxo poder fazer o meu próprio pão, queijo ou geleia. Gosto de ver a transformação dos alimentos, gosto de saber que o resultado tem a minha marca e mais, gosto de ter o controlo sobre aquilo que como.
Também é muito engraçado envolver a família toda neste processo. É uma forma bem agradável de passar o tempo com aqueles que amamos.
Eu não estou a dizer que devemos fazer sempre este ou aquele produto em casa. Como eu costumo afirmar, eu não gosto de fundamentalismos.
Nem sempre há paciência ou tempo. Às vezes, até há o tempo mas não há a paciência e vice-versa. Muitas vezes também nem é conveniente. E, mesmo quando é conveniente, não está entre as nossas prioridades naquele momento.
O importante é mantermos o equilíbrio.
Bjx da Ana.
Comentários
Enviar um comentário