Há algum tempo deixei de comprar leite vegetal nos supermercados e passei a produzi-los em casa. Isto porque, ao ler bem os rótulos destes produtos, apercebi-me que havia imensa quantidade de óleos, açúcares e aditivos artificiais de sabor, que não fazem nada bem à saúde.
Outro dia, fiquei parva quando, ao ler o rótulo de um leite de amêndoa, vi que havia apenas 2% de amêndoas. É muito desaforo.
Neste último final de semana, eu participei de uma workshop de comidas saudáveis e consegui recolher algumas dicas sobre como fazer leite vegetal em casa, que gostava de compartilhar convosco.
O workshop foi ministrado pela blogger Joana Alvez, do blog Le passevite. Ela é uma simpática e, no final, teve até direito a fotografia, que eu publiquei no meu perfil do Instagram @foiprapanela.
Eu já estou habituada a fazer o meu leite vegetal em casa, então, eu já conhecia algumas destas dicas. Mas achei que era útil colocar aqui no blog também. Assim, mais pessoas passam a conhecer.
Passemos às dicas:
1) Antes de fazer leite vegetal usando sementes, leguminosas ou frutos secos, é importante demolhar os ingredientes por pelo menos 4 horas. Oito horas é o ideal. Colocar estes produtos de molho permite-lhes libertar uma substância que os protege da germinação involuntária (grosso modo), mas maléfica para a nossa saúde;
2) Utilizar água engarrafada e filtrada prolonga a vida útil do leite dentro do frigorífico;
3) Evitar adoçar o leite durante a sua confecção, pois a polpa que sobra
poderá ser reutilizadas em bolos, biscoitos, queijos veganos, cremes, etc.
4) A polpa pode ser congelada se não for utilizada imediatamente.
Agora que já sabemos o básico, vamos arregaças as mangas e preparar o nosso leite vegetal em casa. Muitos deles são super rápidos e práticos de fazer. Olha esta receita de leite de caju.
1 copo de castanha de caju demolhada;
3 copos de água filtrada;
1 tâmara medjol para adoçar (opcional).
Juntei todos os ingredientes no liquidificador. Com a ajuda de uma fralda ou paninho bem fininho coar e espremer até retirar todo o líquido. Guardar no frigorífico de três a cinco dias. Puro ou usado nos batidos, no lugar do leite, são uma delícia.
Ah, também tem link para o leite de coco caseiro aqui no blog.
Bjx da Ana.
Comentários
Enviar um comentário