Quem tem filhos pequenos sabe o quanto é difícil incluir alimentos verdes na dieta deles. São poucos aqueles que adoram couve ou alface e muitos os que rejeitam qualquer tipo de alimento verde, a não ser que estejam passados na sopa. O meu filho é desta segunda equipa.
Por isto, eu vivo inventando maneiras para que ele coma com mais variedade: sopa, pães, muffins, bolos... em tudo aquilo em que eu posso está lá um legume ou uma fruta disfarçada.
Todo mundo já ouviu falar no bolo Hulk, não é? Sim, aquele bolo de um verde lindo, normalmente feito de espinafres ou agrião. Pois, então. A minha versão deste bolo leva kale, um tipo de couve, com folhas de um verde escuro intenso, cheia de vitaminas, fibras e muito saborosa. Mais do que isto: como toda a massa de bolo que eu tenho feito, não tem farinha nem açúcar brancos.
A couve kale tem um sabor terroso como a beterraba e deve ser isto, penso eu, que repele as crianças. Mas, no bolo, ela só confere uma cor verde e, junto dos outros ingredientes, ganha um sabor muito próximo do milho.
Para fazer este bolo eu precisei de:
100 g de kale picada;
2/3 de copo de iogurte grego;
1/3 de copo de óleo;
1 copo de farinha de trigo integral;
1 copo de farinha de aveia;
1 colher de sopa de fermento para bolo
4 ovos;
raspas da casca de uma laranja;
1 copo de açúcar amarelo.
Como fazer:
1 - Bater os ovos, o óleo, o açúcar e a couve no liquidificador até obter um creme;
2 - Incorporar o iogurte;
3 - Num recipiente à parte misturar as farinhas e o fermento;
4 - Verter o preparado de kale sobre as farinhas e mexer lentamente, até que todos os ingredientes sejam incorporados.
5 - Untar uma forma redonda e forrar com papel vegetal, para desinformar mais facilmente;~
6 - Levar ao forno pré-aquecido a 180º C, durante 40 minutos, dependendo do forno. Use um palito para verificar se está assado. Ao perfurar o centro do bolo, o palito deve sair limpo.
Comentários
Enviar um comentário