O leite de amêndoas, originalmente muito consumido no norte de África, é dos leites vegetais que mais benefícios tem para a saúde. Apesar de se ter tornado bastante popular no oriente, será que sabemos o que estamos a ingerir quando o compramos nos supermercados? Na verdade, grande parte do leite de amêndoas industrializado contém apenas 2% de amêndoa, contra 20% do leite caseiro. Além disto, o leite de amêndoas de caixinha é adoçado, para parecer mais saboroso e possui químicos que permitem que ele dure mais tempo antes de ser aberto. Quando aberto, no entanto, os dois não diferem muito entre si: o caseiro pode ser guardado até três dias no frigorífico e, o industrializado, quatro.
Resta saber se é mais económico. Em Portugal, um pacote de 225 g de amêndoas custa à volta dos 5 euros. Uma caixinha de leite de amêndoas, de marca branca, custa em torno de 1,95 euro. Feitas as contas, o leite caseiro custa-nos 2,20 euros. Cabe a nós decidir qual deles vale a pena.
Como fazer o leite de amêndoas: Coloque as amêndoas de molho durante 8 horas, no mínimo. Para cada medida de amêndoas, adicione 4 medidas de água. Bata tudo no liquidificador. Coe com a ajuda de um pano fino. Guarde o que sobrou das amêndoas moídas no frigorífico ou no congelador. Poderá usar as sobras em bolos, bolachas, coberturas de iogurtes, muesli e para fazer bolinhas energéticas.
Bjx, da Ana.
Comentários
Enviar um comentário