Desde que decidi tornar a minha alimentação mais diversificada e saudável que tenho vindo a conhecer uma série de novos ingredientes, alguns dos quais nunca tinha ouvido falar.
Quem acompanha o blog desde o início sabe que eu adoro transformar receitas, dar o meu toque pessoal. Entretanto, sempre procurei usar ingredientes que podemos facilmente encontrar nos supermercados e que são nossos conhecidos desde sempre. Alguns nem sempre usamos diariamente, mas certamente os conhecemos.
Claro que abri algumas exceções, como por exemplo, o uso de água de rosas ou de pétalas de rosas em algumas sobremesas mais sofisticadas.
Entretanto, nesta semana incluí dois novos ingredientes na minha cozinha: a lucuma em pó e o as sementes de cânhamo.
A receita de hoje gira em torno deste segundo ingrediente, pois descobri que as sementes de cânhamo com casca são ideais para misturar em farinhas, para além de outros usos culinários.
As sementes de cânhamo são usadas há séculos pela humanidade. O seu teor nutricional faz destas sementes, ricas em ômega 3 e 6, um superalimento e, por isto mesmo, são benéficas para a saúde.
O pão, em si, não é difícil de fazer, mas requer alguma programação.
Para fazer um pão médio, eu usei:
250 g de farinha de centeio;
250 g de farinha de trigo integral;
12 g de fermento seco para pão;
300 ml de água;
1 pitada de sal;
1 pitada de açúcar;
1 colher de sopa de vinagre balsâmico;
1/4 de copo de sementes de cânhamo com casca.
O primeiro passo foi demolhar as sementes por 24 horas. De seguida, eu sequei as sementes com papel toalha e triturei na Bimby/Thermomix, velocidade 5, por 5 segundos. Com a ajuda da espátula, baixei os grãos moídos que ficaram colados às paredes do copo. Adicionei a água, o fermento, as farinhas e bati, durante 3 minutos, na função espiga. Retirei a massa do copo para uma forma e deixei descansar por 50 minutos. Entretanto aqueci o forno a 190º C. Transferi a massa para uma forma forrada com papel vegetal. Levei ao forno e deixei a assar por 40 minutos.
Dica: Para saber quando a massa está pronta para ir ao forno, separe uma pequena bola de massa e deite para um copo com água. A massa estará boa quando a bola subir para o topo do copo.
Comentários
Enviar um comentário