Avançar para o conteúdo principal

Pão de centeio com sementes de cânhamo


Desde que decidi tornar a minha alimentação mais diversificada e saudável que tenho vindo a conhecer uma série de novos ingredientes, alguns dos quais nunca tinha ouvido falar.
Quem acompanha o blog desde o início sabe que eu adoro transformar receitas, dar o meu toque pessoal. Entretanto, sempre procurei usar ingredientes que podemos facilmente encontrar nos supermercados e que são nossos conhecidos desde sempre. Alguns nem sempre usamos diariamente, mas certamente os conhecemos.
Claro que abri algumas exceções, como por exemplo, o uso de água de rosas ou de pétalas de rosas em algumas sobremesas mais sofisticadas.
Entretanto, nesta semana incluí dois novos ingredientes na minha cozinha: a lucuma em pó e o as sementes de cânhamo.
A receita de hoje gira em torno deste segundo ingrediente, pois descobri que as sementes de cânhamo com casca são ideais para misturar em farinhas, para além de outros usos culinários.
As sementes de cânhamo são usadas há séculos pela humanidade. O seu teor nutricional faz destas sementes, ricas em ômega 3 e 6, um superalimento e, por isto mesmo, são benéficas para a saúde.
O pão, em si, não é difícil de fazer, mas requer alguma programação.

Para fazer um pão médio, eu usei:
250 g de farinha de centeio;
250 g de farinha de trigo integral;
12 g de fermento seco para pão;
300 ml de água;
1 pitada de sal;
1 pitada de açúcar;
1 colher de sopa de vinagre balsâmico;
1/4 de copo de sementes de cânhamo com casca.

O primeiro passo foi demolhar as sementes por 24 horas. De seguida, eu sequei as sementes com papel toalha e triturei na Bimby/Thermomix, velocidade 5, por 5 segundos. Com a ajuda da espátula, baixei os grãos moídos que ficaram colados às paredes do copo. Adicionei a água, o fermento, as farinhas e bati, durante 3 minutos, na função espiga. Retirei  a massa do copo para uma forma e deixei descansar por 50 minutos. Entretanto aqueci o forno a 190º C. Transferi a massa para uma forma forrada com papel vegetal. Levei ao forno e deixei a assar por 40 minutos.

Dica: Para saber quando a massa está pronta para ir ao forno, separe uma pequena bola de massa e deite para um copo com água. A massa estará boa quando a bola subir para o topo do copo.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Creme de ervilha e couve-flor

Numa segunda-feira normal eu nunca faria sopa ou qualquer outro caldo quente ao almoço. Almoço sempre sozinha, por isso, as minhas refeições ao almoço costumam ser rápidas. Adoro legumes e hortaliças, mas prefiro-os crus (e, desde que comprei um espiralizador, ando a espiralizar tudo o que encontro rs). Quanto à sopa, tenho a noção, talvez errada, de que demora imenso tempo a preparar, mesmo quando posso contar com uma robô de cozinha que quase a faz por mim.  Mas hoje foi um dia especial: segunda-feira de Páscoa. E o que isto tem a ver com a sopa? Diretamente, nada.  Na verdade, a segunda-feira de Páscoa, para mim, ainda soa um bocado estranho. Não duvido que seja porque em algumas aldeias, cá em Portugal, ainda seja preciso esperar pelo compasso às segundas. Embora tenha a noção de que, desde que cá vim morar, há mais de 10 anos, esta tradição tenha vindo a diminuir.  De qualquer forma, com ou sem compasso, na segunda-feira após a Páscoa ainda não há aulas. E os miúdos ficam ond

Pãozinho de batata-doce e chia

Prometido é devido. Quando postei a receita das trufas de chocolate, feitas com as sobras de batata-doce, eu disse que postaria a receita do pãozinho deste tubérculo que eu adoro. Infelizmente, daquela fornada de pão, não sobrou nenhum para contar a história. Então tive de repetir a receita para cumprir a minha promessa. Confesso que não foi sacrifício nenhum. Na verdade, este pãozinho é uma versão da receita da Gabriela Pugliese. Outra receita, também  muito semelhante, já foi publicada na revista CasaVougue. Este pão tem uma textura muito semelhante ao do pão-de-queijo brasileiro, mas com bem menos gordura, pois não leva queijo parmesão. Também é um pãozinho bastante versátil para quem tem problemas com a lactose ou  com o gluten. Ideal para os veganos, pois também não leva ovos. Para 12 pães, de 50 g cada um, são precisos: 350 g de batata-doce (abóbora ou inhame) desfeitos em puré; 130 g de polvilho doce; 70 g de polvilho azedo; 55 g de azeite de oliva; 20 g de sem

Quibe de batata-doce e quinoa

O Kibbeh ou Quibe (como seria a grafia em português) é um prato ordinário no médio oriente. Normalmente confeccionado com carne de borrego, menta picada, cebola e bulgur (um tipo de trigo), pode ser servido de inúmeras maneiras. Ontem, procurando por receitas novas e rápidas para preparar para o meu almoço, deparei-me com uma versão vegetariana de Quibe de abóbora e quinoa e resolvi reinterpretá-la, como é do meu feitio.  No lugar da abóbora eu coloquei batata-doce e, em vez de quinoa branca, eu usei quinoa vermelha. Esta receita é bem prática e leva apenas uns 10 minutos a preparar, desde que, como eu, você tenha sempre quinoa cozinha no frigorífico. Facilita-nos muito a vida. Do contrário, será necessário despender mais uns 20 minutos, que é o tempo de cozedura da quinoa. Para uma dose individual (se for fazer familiar, basta aumentar na proporção), eu usei os seguintes ingredientes: 1 batata-doce de polpa laranja (pequena); 4 colheres de sobremesa de quinoa vermelha cozida;