Alana Chernila e o seu "Homemade Pantry" têm me inspirado muito durante esta semana. Tenho tido um gozo enorme em descobrir como é fácil fazer em casa comidas a que estamos habituados a comprar prontas no supermercado.
Parece complicado encontrar tempo para tanta coisa, mas não é. Com um pouco de programação e organização, vai-se conseguindo fazer uma coisa e outra para o uso diário e, até mesmo, para congelar.
Depois da ricotta, hoje é dia do molho de tomate. Este, no entanto, é especial, porque é feito com tomates assados. É um molho bastante versátil. Podemos usar em massas, em pizzas e também como deep.
Para fazer este molho é necessário:
2 quilos de tomates (o que tiver em casa);
1 cebola média;
3 dentes de alho;
1 colher de chá de sal + uma pitada;
1 colher de chá de açúcar + uma pitada;
2 colheres de chá de orégão;
6 colheres de sopa de azeite;
1 pitada de pimenta preta (opcional. eu usei moída na hora).
Como fazer:
Corte os tomates ao meio e disponha num tabuleiro de forno, untado com azeite. Pegue numa pitada de sal e outra de açúcar e salpique pelos tomates.
Leve os tomates para assar durante 60 minutos, a 200º C. Retire do forno e deixe arrefecer. Numa panela, coloque a cebola cortada em quatro. os dentes de alho inteiros, o azeite, o sal, o açúcar, a pimenta e os tomates assados.
Convém tirar a pele do tomate, depois que eles estiverem assados, se não quiser encontrá-la no molho mais tarde. Eu deixei ficar, porque não ligo.
Cozinhe por cerca de 30 minutos, em fogo médio, mexendo de vez em quando para não queimar. No final, retire os dentes de alho, pois amarga o molho, e triture o resto.
Use o que precisar e guarde o resto em francos para utilizar quando quiser. No frigorífico dura de três a cinco dias. No congelador, até seis meses.
Comentários
Enviar um comentário