Vamos lá ver isto: quando é que para de usar batatas-doces nas suas receitas? A resposta é simples: quando se esgotarem as possibilidades de a utilizar. A batata-doce é, para mim, um coringa na cozinha. São tantas as comidas boas que podemos fazer com ela e tantos os benefícios para a saúde que só mesmo quando não haja mais o que inventar é que eu paro.
A estrela do dia é, de novo, a batata-doce. Esta delícia de polpa roxa, cheia de vitaminas, é praticamente o ingrediente principal (fora o cacau, claro!) do nosso brownie fit de chocolate. A minha receita é uma adaptação da receita da Dani Nolce (uma chef de pastelaria que eu adoro, mas que tenho negligenciado um pouco; se vocês visitarem a página dela vão perceber o porquê).
Antes de passarmos para a receita, eu gostava de esclarecer que nenhum dos doces que eu faço é para emagrecer. Tem muita gente que confunde "saudável" ou "fit" com "pode comer à vontade" ou "este não engorda". Isto não existe.
Sempre digo e volto a dizer, eu gosto de comida feita em casa e de me aventurar na cozinha, testando novas receitas. Quem pretende fazer alguma dieta deve consultar um nutricionista.
Agora, sim, vamos os ingredientes.
Para aproximadamente 12 quadrados são necessários:
350 g de batata-doce roxa (cerca de três batatas médias);
1/2 copo de farinha de amêndoa;
1/3 de copo de óleo de coco;
1/2 copo de açúcar de coco (se quiser ainda mais doce, acrescente mais um terço);
1/3 de copo de cacau em pó 100% (por favor, não usem achocolatado)
1 ovo;
1/2 vagem de baunilha (opcional);
um punhado de nozes picadas (depende do gosto);
Como fazer:
1- Faça um golpe grande em cada uma das batatas e leve ao forno para assar durante 60 minutos, dependendo do forno;
2- Espere arrefecer um pouco e retire a casca;
3- Junte as batatas e todos os outros ingredientes, com exceção da farinha e das nozes, e bata no processador de alimentos;
4 - Quando estiver homogéneo, acrescente a farinha de amêndoa e bata até incorporar.
5 - Junte as nozes e envolva;
6 - Despeje numa forma untada com óleo de coco e forrada com papel vegetal e leve para assar, durante 40 minutos, a 170 º C. Sirva quente, acompanhado de uma bola de gelado, ou coma fresquinho, sem nada. Guarde no frigorífico até três dias.
Sugestão: Asse um batata-doce a mais, faça a massa de trufa de chocolate, e espalhe por cima como cobertura. Fica mesmo bom!
Comentários
Enviar um comentário