Esta semana, finalmente, começa o ano letivo. O meu filhote ingressa no terceiro ano, do primeiro ciclo. Estou tão orgulhosa! O tempo voa, não é? Ainda ontem eu o levava para o primeiro ano e veja só...
Por isto, a receita de hoje é um pão de forma integral de beterraba. Eu adoro beterraba e tive a ideia de introduzir este vegetal delicioso na dieta do meu filhote, através do pão.
Na verdade, a beterraba nem tem tantas vitaminas como outras fontes de hidratos de carbono conhecidos. Em contrapartida, usei farinha integral, que sempre é mais saudável que a branca. E, sem sombra para dúvidas, este pãozinho também é mais saudável que aqueles que encontramos nos supermercados.
Bem, para falar a verdade, o que eu queria mesmo era ter uns pãozinhos cor-de-rosa e deixar o lanche dele mais colorido.
Para este projeto culinário eu usei:
500 g de farinha de trigo integral;
2 ovos;
100 ml de leite;
150 g de beterraba assada e desfeita em puré;
12 g de fermento seco para pão;
1 pitada de sal;
1 colher de sobremesa de açúcar de coco;
sementes de alcaravia (opcional).
Este pão é daqueles que a gente mete tudo dentro de uma tigela e trabalha até a massa ficar homogénea. É assim mesmo. Não se preocupe se parecer mole. E não fique tentado a colocar mais farinha. No final, dá certo. Se for usar as sementes de alcaravia, adicione antes de começar a trabalhar a massa. Eu não usei. Preferi deitar um bocado por cima, antes de assar os pães. Deixe a massa crescer por cerca de 40 minutos, divida em partes iguais e coloque nas formas. Eu fiz 4 mini-formas de 150 g, cada. E consegui fazer mais cinco bolinhas de 60 gramas, cada. Em seguida, leve ao forno pré-aquecido a 200º C, por 20 minutos. Não se esqueça de untar as formas com um pouquinho de óleo de coco, para não colar a massa. Ah, e ao contrário dos bolos de beterraba, em que se nota aquele sabor à terra, característico da beterraba, neste pão não se nota nada.
Sugestão: No lugar da manteiga, faça a sanduíche com queijo feta para barrar. Delícia!
Nota: Esta receita é uma adaptação do pão de forma apresentado por Claire
Thonsom, no The Guardian.
Nota2: Se quiser, pode colocar a massa toda numa assadeira normal de pão-de-forma. Rende um pão. Se optar pelos pequeninos, os feitos na forma ficam melhores que as bolinhas.
Nota3: A alcaravia é uma semente com um sabor muito próximo ao da erva-doce. Por isso, acho que podemos nos sentir à vontade para substituir uma pela outra.
Comentários
Enviar um comentário