Avançar para o conteúdo principal

Sorvete de limão (Siciliano)



Acordei cedo a pensar no almoço de domingo. Ao contrário do que acontece nas famílias tradicionais e ditas normais, cá em casa não há almoço especial de domingo. Neste dia, costumo reaproveitar todas as sobras da semana. Reaquecidas ou transformadas num prato novo.
Hoje, não sei o porquê, quis relembrar os almoços de domingo em casa da minha avó paterna: massa, com molho vermelho, e frango assado (a minha versão com tomilho, alho e limão). Temperei o frango. Já tinha o molho de tomates assados no frigorífico e fiquei sem muito o que fazer na cozinha, a espera que chegasse a hora de meter tudo no forno.
Então, me atirei à sobremesa. Em casa da minha avó tinha sempre sobremesa. Normalmente era um manjar de coco com calda de ameixas. Naquela época, há trinta anos, eu pedia para retirar as ameixas para o lado. Fui muito esquisita para comer, quando criança.
Assim, eu tentei manter a inspiração italiana da massa ao sugo e fiz uma receita de sorvete de limão (chamado limão Siciliano, no Brasil). A receita original é de, ninguém menos que, Nigella Lawson, que tem fama de fazer sobremesas decadentes e deliciosas.
Para além disto, esta é uma receita bastante simples e a podemos recriar com os ingredientes que temos habitualmente em casa: leite, ovos, açúcar e limão. Só isto.
Para preparar o gelado é preciso:
2 copos de leite gordo (eu usei meio-gordo);
5 gemas (eu usei três).
Raspas de meio limão;
1/2 copo de açúcar;
1/2 vargem de baunilha (opcional).

O primeiro passo foi aquecer o leite com as raspas de limão e a baunilha (se tiver optado por colocar). O leite não pode ferver. Apenas começar a levantar bolinhas pequenas na borda da panela.
De seguida, deixei a infusão repousar por 20 minutos. Enquanto isto, bati as gemas com o açúcar até obter uma massa cremosa e esbranquiçada.
Juntei o leite ao ovo batido e aqueci novamente, em fogo médio baixo, por cerca de 10 minutos. Novamente foi preciso tomar cuidado para não ferver , pois o leite pode talhar.
Deitei a mistura para a sorveteira por 40 minutos. Voltei ao frigorífico por  4 horas. O resultado foi um sorvete leve e doce na medida.


Nota: Eu não testei, mas penso que, quem não tem sorveteira também pode fazer este gelado. Basta colocar a mistura em forminhas de gelo, congelar e, depois triturar no processador. Quem tiver coragem de tentar, depois diz-me o resultado.

Nota 1: Outra maneira, uma pouco trabalhosa, é colocar a mistura no congelador e mexer vigorosamente  casa meia hora, durante quatro horas.

Nota 2: Quem gosta de algo mais sofisticado e não tem medo de arriscar, pode alterar a receita e trocar as raspas de limão por 20 g (cerca de uma colher de sopa) de matcha.

Nota 3: Como o processo de confecção é demorado, convém fazer na noite anterior, se quisermos servir como sobremesa após o almoço.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Creme de ervilha e couve-flor

Numa segunda-feira normal eu nunca faria sopa ou qualquer outro caldo quente ao almoço. Almoço sempre sozinha, por isso, as minhas refeições ao almoço costumam ser rápidas. Adoro legumes e hortaliças, mas prefiro-os crus (e, desde que comprei um espiralizador, ando a espiralizar tudo o que encontro rs). Quanto à sopa, tenho a noção, talvez errada, de que demora imenso tempo a preparar, mesmo quando posso contar com uma robô de cozinha que quase a faz por mim.  Mas hoje foi um dia especial: segunda-feira de Páscoa. E o que isto tem a ver com a sopa? Diretamente, nada.  Na verdade, a segunda-feira de Páscoa, para mim, ainda soa um bocado estranho. Não duvido que seja porque em algumas aldeias, cá em Portugal, ainda seja preciso esperar pelo compasso às segundas. Embora tenha a noção de que, desde que cá vim morar, há mais de 10 anos, esta tradição tenha vindo a diminuir.  De qualquer forma, com ou sem compasso, na segunda-feira após a Páscoa ainda não há aulas. E os miúdos ficam ond

Pãozinho de batata-doce e chia

Prometido é devido. Quando postei a receita das trufas de chocolate, feitas com as sobras de batata-doce, eu disse que postaria a receita do pãozinho deste tubérculo que eu adoro. Infelizmente, daquela fornada de pão, não sobrou nenhum para contar a história. Então tive de repetir a receita para cumprir a minha promessa. Confesso que não foi sacrifício nenhum. Na verdade, este pãozinho é uma versão da receita da Gabriela Pugliese. Outra receita, também  muito semelhante, já foi publicada na revista CasaVougue. Este pão tem uma textura muito semelhante ao do pão-de-queijo brasileiro, mas com bem menos gordura, pois não leva queijo parmesão. Também é um pãozinho bastante versátil para quem tem problemas com a lactose ou  com o gluten. Ideal para os veganos, pois também não leva ovos. Para 12 pães, de 50 g cada um, são precisos: 350 g de batata-doce (abóbora ou inhame) desfeitos em puré; 130 g de polvilho doce; 70 g de polvilho azedo; 55 g de azeite de oliva; 20 g de sem

Quibe de batata-doce e quinoa

O Kibbeh ou Quibe (como seria a grafia em português) é um prato ordinário no médio oriente. Normalmente confeccionado com carne de borrego, menta picada, cebola e bulgur (um tipo de trigo), pode ser servido de inúmeras maneiras. Ontem, procurando por receitas novas e rápidas para preparar para o meu almoço, deparei-me com uma versão vegetariana de Quibe de abóbora e quinoa e resolvi reinterpretá-la, como é do meu feitio.  No lugar da abóbora eu coloquei batata-doce e, em vez de quinoa branca, eu usei quinoa vermelha. Esta receita é bem prática e leva apenas uns 10 minutos a preparar, desde que, como eu, você tenha sempre quinoa cozinha no frigorífico. Facilita-nos muito a vida. Do contrário, será necessário despender mais uns 20 minutos, que é o tempo de cozedura da quinoa. Para uma dose individual (se for fazer familiar, basta aumentar na proporção), eu usei os seguintes ingredientes: 1 batata-doce de polpa laranja (pequena); 4 colheres de sobremesa de quinoa vermelha cozida;