Acordei cedo a pensar no almoço de domingo. Ao contrário do que acontece nas famílias tradicionais e ditas normais, cá em casa não há almoço especial de domingo. Neste dia, costumo reaproveitar todas as sobras da semana. Reaquecidas ou transformadas num prato novo.
Hoje, não sei o porquê, quis relembrar os almoços de domingo em casa da minha avó paterna: massa, com molho vermelho, e frango assado (a minha versão com tomilho, alho e limão). Temperei o frango. Já tinha o molho de tomates assados no frigorífico e fiquei sem muito o que fazer na cozinha, a espera que chegasse a hora de meter tudo no forno.
Então, me atirei à sobremesa. Em casa da minha avó tinha sempre sobremesa. Normalmente era um manjar de coco com calda de ameixas. Naquela época, há trinta anos, eu pedia para retirar as ameixas para o lado. Fui muito esquisita para comer, quando criança.
Assim, eu tentei manter a inspiração italiana da massa ao sugo e fiz uma receita de sorvete de limão (chamado limão Siciliano, no Brasil). A receita original é de, ninguém menos que, Nigella Lawson, que tem fama de fazer sobremesas decadentes e deliciosas.
Para além disto, esta é uma receita bastante simples e a podemos recriar com os ingredientes que temos habitualmente em casa: leite, ovos, açúcar e limão. Só isto.
Para preparar o gelado é preciso:
2 copos de leite gordo (eu usei meio-gordo);
5 gemas (eu usei três).
Raspas de meio limão;
1/2 copo de açúcar;
1/2 vargem de baunilha (opcional).
O primeiro passo foi aquecer o leite com as raspas de limão e a baunilha (se tiver optado por colocar). O leite não pode ferver. Apenas começar a levantar bolinhas pequenas na borda da panela.
De seguida, deixei a infusão repousar por 20 minutos. Enquanto isto, bati as gemas com o açúcar até obter uma massa cremosa e esbranquiçada.
Juntei o leite ao ovo batido e aqueci novamente, em fogo médio baixo, por cerca de 10 minutos. Novamente foi preciso tomar cuidado para não ferver , pois o leite pode talhar.
Deitei a mistura para a sorveteira por 40 minutos. Voltei ao frigorífico por 4 horas. O resultado foi um sorvete leve e doce na medida.
Nota: Eu não testei, mas penso que, quem não tem sorveteira também pode fazer este gelado. Basta colocar a mistura em forminhas de gelo, congelar e, depois triturar no processador. Quem tiver coragem de tentar, depois diz-me o resultado.
Nota 1: Outra maneira, uma pouco trabalhosa, é colocar a mistura no congelador e mexer vigorosamente casa meia hora, durante quatro horas.
Nota 2: Quem gosta de algo mais sofisticado e não tem medo de arriscar, pode alterar a receita e trocar as raspas de limão por 20 g (cerca de uma colher de sopa) de matcha.
Nota 3: Como o processo de confecção é demorado, convém fazer na noite anterior, se quisermos servir como sobremesa após o almoço.
Comentários
Enviar um comentário