Quem costuma acompanhar as receitas do blog percebe logo que odeio desperdícios e estou sempre em busca de receitas que aproveitem os ingredientes no seu máximo. Quem for pesquisar a receita original vai perceber do que estou a falar.
Os mini bolinhos de amêndoa e chia de hoje foram inspirados numa iguaria da doçaria portuguesa conhecida como almendrados ou bolinhos de amêndoa do Algarve.
Dizem que, apesar de ser encontrado em quase todos cantos do país, o almendrado teve a sua origem no sul.
Chamei-lhes petit four por dois motivos: o primeiro é porque estes bolinhos que vos apresento têm a metade do tamanho de biscoito original, ou seja, são minis. Consegue-se bem colocar um inteiro na boca. Depois porque, mais uma vez, eu resolvi dar uma volta à receita tradicional, que leva açúcar em pó e clara de ovo.
Assim, os meus almendrados levam:
150 g de amêndoas moídas com pele, das quais 100 g são os restos das amêndoas moídas que sobraram do leite vegetal, que fiz ontem.
50 g de açúcar de coco;
20 g de sementes de chia;
20 g de água (para dar liga, se necessário).
Como eu fiz: juntei todos os ingredientes num liquidificar (mas pode ser noutro processador de alimentos qualquer) e bati por 20 segundos, até que os ingredientes formassem uma massa. Com a ajuda de uma colher de medida, fiz pequenas meias-esferas. Pus as semi-esferas num tabuleiro forrado com papel vegetal e levei para assar durante 12 minutos, num forno pré-aquecido a 180º C. Decorei com lâminas de amêndoa (mas é opcional). Simples assim. Estes bolinhos são uma opção saudável para servir com café, após a refeição.
Nota: No lugar das sobras podemos utilizar as 150 g de amêndoas moídas com pele. Mas, se vai fazer os bolinhos, aconselho a fazer o leite primeiro e utilizar as sobras para o docinho, como eu fiz. Podem obter duas delícias com o mesmo ingrediente. Não é demais?
Comentários
Enviar um comentário