Escrevo este post e ouço pedacinhos de gelo baterem na minha janela. O granizo lá fora só confirma o que eu tinha para dizer: chá e biscoito combinam tanto com chuva e frio...Folhando um dos meus livros de receitas encontrei uma perfeita para o dia de hoje: Biscotti de mel com amêndoas torradas. E, porque os meus olhos vêem primeiro as imagens, e só depois o texto, fui surpreendida com a presença de um ingrediente novo, a farinha de espelta. Eu já tinha ouvido falar neste tipo de farinha e nos seus benefícios para a saúde, mas nunca lhe dei real importância. Claro que eu não tinha a dita farinha cá em casa e o jeito foi improvisar. Numa pesquisa rápida pela Internet, descobri que a farinha de espelta é uma parente muito próxima da farinha de trigo. A diferença é que a primeira tem uma casca exterior mais dura. Mas hoje é sexta-feira. E sexta-feira pode tudo. Até trocar uma farinha saudável pela velha e conhecida farinha de trigo branca. Batota liberada. Para os meus biscoitinhos de mel com amêndoas, eu usei (lembrando que eu só faço meia receita):
320 g de farinha de trigo (200 g, se for farinha de espelta); 1 colher de sobremesa de fermento; 2 ovos grandes (mais um para pincelar no final); 1 colher de sopa de manteiga 4 colheres de sobremesa de mel 150 g de amêndoas torradas;
Numa frigideira à parte torrifiquei as amêndoas. Não muito. Apenas para ganharem uma corzinha. Reservei. Numa tigela, juntei a farinha, os ovos, o mel e o fermento até formar uma massa consistente. Depois envolvi as amêndoas e fiz dois rolos, com mais ou menos 4 cm de diâmetro. Assei em forno, sem pré-aquecimento, durante 30 minutos, a 180 graus celsius. Cortados com cerca de um dedo de largura, rende 25 biscotti. Comi umas quantas com chá, porque são mesmo boas. Guardei outras tantas para acompanhar um vinho doce logo à noite.
Comentários
Enviar um comentário