Hoje inicia-se um novo ano chinês: o Ano do Macaco. Para os chineses, cada animal está associado a um dos cinco elementos (água, terra, fogo, metal e madeira). O macaco está ligado ao fogo. Os chineses acreditam que um ano regido pelo macaco de fogo é carateriazado pela inovação, pela criatividade, mas também pela inveja e pelo orgulho. Neste blog não há espaço para estes dois últimos. Pensando no início do ano chinês, eu elaborei um prato com a mistura de vários sabores chineses, como o molho de soja, a semente e o óleo de sésamo, o alho-francês e a mistura do doce com o salgado.
Há alguns anos, eu convidei alguns amigos para jantar e lhes preparei umas asinhas de frango marinadas no gengibre, cuja receita encontrei num livro pequenino que tenho cá em casa, com o sugestivo nome de "Cozinha para Festas", editado pelo "O arco de Diana". E a noite com aquelas azinhas foi extremamente divertida. Hoje "repeti" a receita mas, no lugar das asinhas, eu decidi usar peitos de frango cortados em cubos.
Foram para a panela os seguintes ingredientes:
500 g de peito de frango;
Quatro colheres de sopa de molho de soja;
1 colher de sopa de molho de ostra;
1 colher de sopa de açúcar mascavo;
1 colher de sopa de molho piripiri (opcional);
1 dente de alho grande;
6 cm de gengibre fresco;
Depois de cortar os peitos de frango em cubos, fiz uma marinada com o restante dos ingredientes e deixei repousar no frigorífico por duas horas. Antes de colocar o frango marinado na wok, eu utilizei o mesmo tacho para torrar um bocado de sementes de sésamo. Com o wook ainda quente, deitei uma colher de sopa de óleo de sésamo para cozer o frango. O frango cozido ficou com uma cor pálida. Então fiz à parte, mesmo a olho, uma redução de molho de soja e mel, para dar aquela cor mais escura. Enquanto o frango refogava no wok, eu fiz uma juliana de alho-francês para decorar. Eu acho que não posso chamar o resultado de prato chinês, mas os sabores estão aqui, de certeza! Happy New Chinese Year!
Muito bom messssmo
ResponderEliminar